quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FALA-SE/ECREVE-SE/LÊ-SE SEMPRE DO MESMO JEITO?


A nossa fala, a nossa leitura, a nossa escrita não acontece sempre do mesmo jeito. Tudo depende do lugar onde estamos, com quem estamos falando, o que e para que estamos lendo. A linguagem escrita e oral sofre alterações socioculturais.

Na escola devemos mostrar aos alunos a linguagem e a escrita formal, pois há muito preconceito quando alguém não fala e não sabe escrever formalmente. Mas não devemos cobrar-lhes uma “língua padrão”, devem falar do jeito que acharem melhor, mas quando entregam algum trabalho escrito, este sim deve obedecer as regras pré estipuladas. Por isso é muito complicado para este aluno escrever “corretamente”, respeitando as regras da escrita formal, pois em seu meio o linguajar é diferente do que é ensinado no âmbito escolar, e como não tem hábito de ler, jornais, revistas... Não sabe escrever de uma maneira que será aceito pela sociedade que se diz “mais culta”.

Como fazer os alunos lerem, escutarem, palestras, teatros, entrevistas, programas que trazem mais cultura...Por que muitas vezes o que escutam é péssimos teatros, os quais falam muita bobagem, não acrescentando em nada na cultura das pessoas. Olham péssimos programas, os quais só reforçam a maneira diferente de falar e escrever.

Os alunos deveriam ler bons livros, olhar bons programas, para que consigam diferenciar uma fala coloquial de uma formal, para que saibam que existe formas diferentes de escrever e falar o mesmo assunto, podendo assim conforme a situação em que se encontrar poder expressar-se adequadamente.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia, nessa postagem expressas o teu posicionamento em relação ao ensino e a aprendizagem da fala, leitura e escrita. Seria interessante fazeres um link com as leituras propostas na interdisciplina. O que os textos lidos te ajudam a pensar sobre isso? Que posicionamentos pessoais mantens e quais questionas? Abração, Sibicca