quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EJA (Educação de Jovens e Adultos)


A FUNÇÃO DA EJA

A Educação de Jovens e Adultos ( EJA) representa uma dívida social não reparada para com aqueles que não tiveram acesso e nem domínio da escrita e da leitura. Dos que tiveram uma interrupção forçada de seus estudos, seja pela repetência ou evasão, seja pelas desigualdades de permanência ou outras condições adversas. Ser privado deste acesso é a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na sociedade. Deve ser saudada como uma reparação corretiva, ainda que tardia possibilitando aos indivíduos novas inserções no mundo do trabalho, na vida social. Por isso foi criado a EJA, para que todos tivessem um bom desenvolvimento de suas habilidades e adquirir um nível profissional mais qualificado. . A EJA é uma promessa de qualificação de vida para todos, inclusive para os idosos, que muito têm a ensinar para as novas gerações A EJA tem função reparadora, equalizadora e permanente, qualificadora.
Acredito que com a EJA muitos cidadãos que já tinham desistido de qualificar-se, terminar seus estudos, consigam resgatar seus sonhos e melhorar de vida, após essa oportunidade concreta de poderem freqüentar uma escola com qualidade, para jovens e adultos, para uma igualdade de oportunidades.
A EJA é uma promessa a ser realizada na conquista de conhecimentos até então obstaculizados por uma sociedade onde o imperativo do sobreviver comprime os espaços da igualdade e da liberdade. Muitos jovens ainda não empregados, desempregados, empregados em ocupações precárias e vacilantes podem encontrar nos espaços e tempos da EJA, seja nas funções de reparação e de equalização, seja na função qualificadora, um lugar de melhor capacitação para o mundo do trabalho e para a atribuição de significados às experiências sócio-culturais trazidas por eles.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia, nessa postagem compartilhas conosco várias reflexões sobre EJA. Já trabalhaste com EJA ou tiveste contato com alguém que já trabalhou? Como poderíamos pensar intervenções nesse contexto a partir das reflexões que trouxeste? Abração, Sibicca

silviankeller disse...

Olá Simone, nunca trabalhei com EJA, mas na minha escola tem turma de EJA. Acredito que a EJA é uma grande oportunidade de todos terem seu "lugar ao Sol" e reparar o tempo perdido, por vários motivos. Acho que o professor da EJA deve ser mais flexível em suas aulas, está preparado para vários assuntos, pois trabalha com alunos que tem muitas sabedorias.
Abraço Silvia