quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COMÊNIO


COMÊNIO
Fico me perguntando: Como nunca ouvi falar em Comênio? Só agora numa graduação ouvi falar nele, alguém que desde o século XVII preocupava-se com a “arte de ensinar”.E ainda é uma preocupação. Por que passou-se por tantos caminhos de pedagogia tradicional se no século XVII já havia alguém dizendo que temos que motivar os alunos, preocupar-nos com a experiência de cada um, se utilizar de brincadeiras,não sobrecarregar as aulas, manter um bom relacionamento com todos. Tirando o aluno da passividade, observando e fazendo experiências para adquirir conhecimentos. Tudo isto ainda são falas em reuniões pedagógicas!!! Como é difícil mudar!!!!

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia, nessa postagem trazes elementos da obra de Comênio com os quais concordas. Com quais idéias desse autor tu discordas ou acredita que deveriam ser contextualizadas para o momento atual? Abração, Sibicca

silviankeller disse...

Olá Simone com estas idéias que coloquei na postagem: (que temos que motivar os alunos, preocupar-nos com a experiência de cada um, se utilizar de brincadeiras,não sobrecarregar as aulas, manter um bom relacionamento com todos. Tirando o aluno da passividade, observando e fazendo experiências para adquirir conhecimentos), concordo com todas. Esta fala ainda é muito atual e necessária, pois há professores, até eu mesma, que muitas vezes esquece destas pequenas coisas, preocupando-se muitas vezes só com o conteúdo.
Bjos Silvia