terça-feira, 22 de setembro de 2009

LETRAMENTO


Letramento é mais que alfabetização, uma pessoa pode ser letrada e não alfabetizada, ou vice-versa, pois a escrita, os sinais, estão em toda parte e as pessoas não alfabetizadas devem achar um meio de entender este mundo.
Letramento é um conjunto de práticas sociais que usa a escrita formal, a escrita em forma de símbolos, as cores, a tecnologia, em contextos específicos. É um fenômeno que extrapola o mundo da escrita.
As escolas, as famílias, as igrejas, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de letramento diferentes.
As escolas preocupam-se com o letramento, prática social, mas ensinam apenas , o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo necessário para o sucesso e promoçção na escola.
A escola como a principal instituição das agências de letramento deixa muito a desejar, pois não desenvolve todos os tipos de habilidades, quando delimita a pratica em um só tipo de letramento (alfabético e numérico). Assim o aluno é alfabetizado e não letrado, não consegue compreender tudo na sua prática social, tendo muitas limitações.
As escolas deveriam trabalhar melhor o letramento e dar condições para seu aluno ficar letrado.
Em nosso município de Sapiranga, as turmas dos 3º anos estão recebendo o jornal NH, então neste meio de comunicação poderemos ajudar o nosso aluno a entender melhor alguns assuntos. No momento o jornal NH está postando comentários para crianças, em uma linguagem mais infantil, isto é muito bom, pois ajuda no entendimento pelos alunos.
Meus alunos levam o jornal para casa para ser lido com os pais, alguns não leem, mas os que leem gostam de comentar o que foi lido em casa. A maioria gosta da parte “pra criança”.
Procurando informações sobre letramento achei um artigo muito bom, bem explicado de fácil entendimento, de Magda Becker Soares, mas esta frase fez-me pensar:
“De que adianta alfabetizar se os alunos não têm dinheiro para comprar um livro ou uma revista?” A escola, além de alfabetizar, precisa dar as condições necessárias para o letramento.”
Como a escola fará para realmente alfabetizar e letrar?
BIBLIOGRAFIA: Modelos de letramento e as práticas de alfabetização
na escola (KLEIMAN, 2006).
http://e-educador.com/index.php/artigos-mainmenu-100/201-o-que-etramento-

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sílvia! Legal essa postagem, nos faz pensar sobre o compromisso da escola com o letramento. As referências que trazes ao final do post enriquecem e fornecem evidências para a tua reflexão. Abração!!