COMÊNIO
Fico me perguntando: Como nunca ouvi falar em Comênio? Só agora numa graduação ouvi falar nele, alguém que desde o século XVII preocupava-se com a “arte de ensinar”.E ainda é uma preocupação. Por que passou-se por tantos caminhos de pedagogia tradicional se no século XVII já havia alguém dizendo que temos que motivar os alunos, preocupar-nos com a experiência de cada um, se utilizar de brincadeiras,não sobrecarregar as aulas, manter um bom relacionamento com todos. Tirando o aluno da passividade, observando e fazendo experiências para adquirir conhecimentos. Tudo isto ainda são falas em reuniões pedagógicas!!! Como é difícil mudar!!!!
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Silvia, nessa postagem trazes elementos da obra de Comênio com os quais concordas. Com quais idéias desse autor tu discordas ou acredita que deveriam ser contextualizadas para o momento atual? Abração, Sibicca
Olá Simone com estas idéias que coloquei na postagem: (que temos que motivar os alunos, preocupar-nos com a experiência de cada um, se utilizar de brincadeiras,não sobrecarregar as aulas, manter um bom relacionamento com todos. Tirando o aluno da passividade, observando e fazendo experiências para adquirir conhecimentos), concordo com todas. Esta fala ainda é muito atual e necessária, pois há professores, até eu mesma, que muitas vezes esquece destas pequenas coisas, preocupando-se muitas vezes só com o conteúdo.
Bjos Silvia
Postar um comentário