segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Reflexão sobre o texto: "O Menininho"


REFLEXÃO SOBRE O TEXTO:

“O MENININHO”

Helen Buckley

Já conhecia este texto e sempre achei muito triste, uma professora limitar a criatividade do seu aluno. Sempre me pergunto será que existe professoras assim? Que não deixam seus alunos mostrarem o seu potencial criativo, ou será que confundem com preguiça? Talvez cansada de ver o aluno dizer que não sabe fazer nada mostra um trabalho para que ele faça apenas uma reprodução. Sem saber que assim está cortando a sua autonomia de criar.

Quando era pequena lembro-me que a professora colocava no mural só os melhores trabalhos, os melhores textos. Só não consigo lembrar-me se os meus trabalhos eram expostos ou não.

Quando iniciei no magistério também fazia isto, escolhia os melhores e colocava no mural. Mas com o tempo fui me dando conta que não deveria ser assim. Hoje peço que todos caprichem, pois os trabalhos serão expostos. Todos gostam de ver o seu trabalho exposto.

Quando deixamos de expor um trabalho de um aluno, podemos deixar marcas com esta atitude, pode ser que este aluno nunca mais queira desenhar ou escrever, achando que o seu trabalho não é bom.

Devemos realmente pensar e nos preocupar que marcas estamos deixando em nossos alunos, talvez sem querer. Boas ou ruins!

Se as marcas forem ruins, podemos ter bloqueado algumas mentes brilhantes, bloqueado a criatividade de um grande artista, e para resgatar a auto estima de alguém muitas vezes não é muito fácil, se a pessoa já tem propensão para depressão fica quase impossível.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Querida Sílvia:
Muito importante a reflexão que trazes. Reporto-me, em especial, ao fato da exposição no mural somente dos trabalhos melhores. Melhores, na concepção da professora. Que bom que hoje já não fazes mais isso, graças a todo um conhecimento que foste construindo ao longo da tua caminhada. Agora, falando da escola em geral, será que a prática da primeira professora do menino continua tendo seguidores? Quais serão os fundamentos descritos na Proposta Pedagógica dessas escolas relativos a essa questão? Fica o desafio para a reflexão.
Grande abraço.
Celi