quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ESCOLA


ESCOLA.... QUAL É A IDEAL?

Em nossa aula presencial de didática e planejamento o professor através de uma brincadeira, fez nos pensar sobre uma escola ideal. Deveríamos em grupo, pensar em construir uma escola em outro planeta. O que seria necessário para fazermos uma escola em outro planeta? Pensamos em espaço físico, o que trabalhar com os alunos, como trabalhar com eles. Decidimos que ficaríamos em um ginásio, que os alunos não seriam obrigados a ir na escola, mas esta faria de tudo para atrair os alunos, não teria um conteúdo pré - estabelecido, todos iriam estudar coisas que se interessassem, observando os adultos, para aprenderem sempre mais. Será que esta escola funcionaria? Aqui em nosso planeta as crianças são obrigadas a estudar, poucos vão porque gostam de estar na escola, isso deixa a sala de aula muito tumultuada, porque estes alunos não se interessam por nada que a escola tem para oferecer, mas devem ir para a escola.

Muitos, hoje em dia, não dão valor a sabedoria dos mais velhos, acham que estes não sabem nada. Desperdiçando aí muitas aprendizagens!

Nossas escolas deveriam ser mais atrativas, com recursos diversificados, com materiais alternativos a vontade, sem depender da aquisição dos alunos, que muitas vezes, por causa de sua condição financeira, não conseguem adquirir o que lhe é solicitado, deixando assim a aula preparada pela professora sem sentido. Neste nosso Brasil é gastados milhões em mordomias para certos políticos, deveriam fazer uma redistribuição financeira e pensar mais em educação e saúde para o povo. Quem sabe com material a vontade os profissionais da educação poderiam mostrar novos caminhos aos menos favorecidos. Animando-os mais em sala de aula.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia, certamente a obrigatoriedade de frequência a escola trouxe novos desafios para os professores. Como podemos pensar em transformar a escola em um lugar atrativo, apesar das dificuldades financeiras e da falta de material? Abração, Sibicca