segunda-feira, 25 de outubro de 2010

QUINTO SEMESTRE – 2008/2

As disciplinas que tivemos neste quinto semestre – 2008/2 foram: *Projeto Pedagógico em ação *Organização do Ensino Fundamental * Organização e Gestão da Educação * Psicologia da Vida Adulta * Seminário Integrador V

Neste semestre aprendemos muitas coisas sobre o funcionamento da escola pública, com as disciplinas de Projeto Pedagógico em ação, Organização do Ensino Fundamental e Organização e Gestão da Educação, que para mim são novidades apesar de estar vivenciando muitos acontecimentos, os quais não sabia que faziam parte de uma Política Educacional.

Refletindo sobre as formas de organização do currículo escolar, percebi que
as mais freqüentes nas escolas brasileiras são denominadas de regime seriado e regime ciclado. Temos em nossa escola o regime seriado, onde divide-se por séries. Os conteúdos devem ser aprendidos por todos dentro de um determinado tempo.Percebi também que a organização de nossa escola está dentro da Gestão Democrática, pois a comunidade escolar tem acesso às decisões, há autonomia financeira com transparência nas contas, temos eleição de diretora, Conselho Escolar, Associação de pais e Mestres (APM), todos os anos reformulamos o PPP (Projeto Político Pedagógico) e usamos o Regimento Municipal, o qual orienta todas as escolas.

Dentro da Gestão Democrática a escola deve ter o Projeto Político pedagógico (PPP). O PPP, é um documento muito importante na escola, pois dá norte à caminhada dos docentes, para que todos trilhem o mesmo caminho, a partir da realidade da escola desenvolvendo a aprendizagem crítica.

Todos os anos fazíamos a revisão do PPP, mas não sabia da real importância deste documento, depois desta disciplina entendi realmente o valor deste documento, o qual muitos professores não tem conhecimento.

Todo professor deve estar ciente sobre o PPP da sua escola, para poder caminhar em grupo, direcionados para um mesmo fim, mantendo a mesma linguagem. Dá mais credibilidade à instituição escolar.

PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA

Nesta disciplina estudamos o comportamento do adulto. Um adulto deve ter responsabilidade pelos seus atos, deve ter autonomia, controle emocional, humildade, saber entender o problema alheio, saber ser gentil, "dar um jeitinho" sadio quando for preciso. Ter ética pessoal e profissional. Nós como adultos devemos dar exemplos aos nossos alunos. Para que nossos alunos se tornem adultos responsáveis e autônomos não devemos resolver todos os seus problemas, fazer tudo para eles.

Estudamos as fases de Erikson, que foi responsável pela Teoria do Desenvolvimento Psicossocial. De acordo com sua teoria, o desenvolvimento se dá por fases - não é fruto do acaso - relacionado ao meio que rodeia o indivíduo, e sua interação com o mesmo. :

Para que não haja tantos conflitos, cada vez que vamos falar com alguém devemos cuidar com o nosso linguajar. Pois Maturana diz:" o emocionar define a ação e também há transforma". Por isso nós como pessoas adultas, rodeadas de crianças, amigos, colegas, familiares, devemos pensar que rede queremos construir: do medo ou do afeto?. Maturana diz:"(...) a realidade que vivemos depende do caminho explicativo que adotamos, e este depende do domínio emocional no qual nos encontramos no momento da explicação"(apud REAL, Luciane M.Corte – Transformações na convivência segundo Maturana) .

Nesta disciplina fizemos um projeto em grupo: Convivência na Velhice Avançada (+ de 60 anos) Ativa e Inativa, após algumas visitas em casas de repouso e leituras sobre o assunto concluímos que esse grupo de pessoas cresce a cada dia; constata-se que há mais idosos que crianças. A sociedade ainda está adaptando-se a essa nova realidade. Famílias têm dificuldade de conviver com idosos. Inclusive ao longo da vida as pessoas não se preparam para chegar realmente saudáveis e em condições financeiras para viver com tranqüilidade essa fase da vida. Através dos trabalhos realizados verificamos que alguns idosos vivem com suas famílias, mas destacamos a realidade dos idosos que vivem em asilos. Comparando visitas nos deparamos com duas situações diferenciadas, um asilo com boas condições, com poucas pessoas, onde todas as pessoas têm recursos financeiros, são atendidos até por terapeuta e outro onde há 16 pessoas sem recursos financeiros, com várias limitações.

Ficamos tristes com esta constatação, sabemos que o estatuto do idoso rege várias normas referentes a vida do idoso, mas muitas leis ficam só no papel, Precisamos conquistar uma sociedade que valorize o idoso, que aprendamos a nos tornar idosos, nos preparar para essa linda fase da vida.

SEMINARIO INTEGRADOR V

Neste semestre fizemos uma tabela de tempo e não foi muito fácil, me deparei com muitas coisas, parece que precisaria de mais tempo para poder realizá-las. tentei colocar o máximo de tempo na tabela para poder me policiar e realmente cumpri-la, consegui quinze horas semanais, que realmente consigo sentar e realizar as atividades pedidas. Achei muito interessante fazer a tabela, pois me deparei com muitas coisas que precisamos fazer e não tem como fixar horários, não é acontecimentos diários, mas precisamos realizar. Com uma tabela de tempo podemos observar e preencher bem o nosso tempo, sem que haja desperdício.

Neste semestre fizemos também o nosso primeiro Projeto de Aprendizagem. Era algo novo, um trabalho em grupo. Nosso grupo fez o trabalho do PA sobre Efeito Estufa. No início estava meio confuso, não havíamos entendido como era o processo .O nosso grupo cresceu muito depois da aula presencial, todas colaboraram, tentando encontrar as respostas para as nossas dúvidas e para a questão de investigação. Conseguimos nos comunicar por e-mail , fórum e MSN. Eu conversei, pelo MSN, com as tutoras sobre algumas dúvidas. Algumas colegas tiveram dificuldades com a internet, mas o grupo soube entender. Houve respeito à opinião dos componentes do grupo e das aprendizagens adquiridas.

Neste PA aprendemos algumas curiosidades sobre o efeito estufa, mas principalmente aprendemos a trabalhar em grupo. Surgiu muitos obstáculos, mas conseguimos superá-los e fazer um bom trabalho.

Um comentário:

Rosangela disse...

Silvia!!!
ua reflexão do QUINTO SEMESTRE foi realizada com pleno êxito.
abraços
rosangela