segunda-feira, 18 de outubro de 2010

4º SEMESTRE (2008/1)

4º SEMESTRE – ( 2008/1)

O quarto semestre, 2008_1, teve como interdisciplinas:*Seminário Integrador IV *Representação do Mundo pela Matemática *Representação do Mundo pelas Ciências Naturais *Representação do Mundo pelos Estudos Sociais

Neste semestre tivemos estas interdisicplinas que nos mostraram a importância de darmos as atividades de base para os alunos, atividades que servem de pré requisitos para que mais tarde nas séries finais, tenham a percepção abstrata das atividades sugeridas e não precisem usar o concreto para chegar a alguns resultados.

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELOS ESTUDOS SOCIAIS

Aprendemos a importância de nos localizarmos em nosso mundo, em nosso espaço...quarto, casa, lar, escola, sala de aula, bairro, cidade, estado, país...

Esta interdisciplina nos mostrou a importância da noção tempo e espaço que nosso aluno deve ter. Devemos começar lá no primeiro ano, iniciando com o lúdico.

Como nos mostrou o Livro Estudos Sociais – Teoria e Prática, devemos começar de coisas bem concretas e simples para o aluno entender: A rotina do dia, mostrar os dias da semana de três em três, o ontem, o hoje e o amanhã, andando em caracol ela dominará relações espaciais como: dentro, fora; enfeitando a sala de aula com bandeirinhas de São João de diferentes cores e acima de seis anos poderá inverter a ordem, etc. Muitas atividades são necessárias nos primeiros anos de vida e de escola, muitas professoras, como eu, por não saberem da importância para a criança desta etapa de vivências não as pratica, (engatinhar, desenhar trajetos, desenhar seqüências, atos de rodear, rastejar, cantar com gestos, etc.). A construção de noção de espaço se faz por etapas ( Espaço perceptivo ou espaço da ação, Espaço representativo, Espaço intuitivo e Espaço Operatório). O professor deve conhecer as etapas de construção do espaço, identificar as características de cada uma delas, assim o professor pode entender que “supostos erros” da criança não são erros, e sim a falta de domínio completo de uma determinada fase em relação à noção de espaço.

Percebi como é importante para os alunos algumas atividades que pareciam "bobas", como: cartaz do tempo, rotina, medições, desenhos por onde passam, sua localização em sala).Todas estas atividades são pré requisitos para as série seguintes para chegarem ao abstrato.

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS

Em Ciências vimos os Ciclos da Natureza, o qual também nos trouxe a noção de tempo e espaço. Onde podemos refletir que tudo gira em torno do tempo e do espaço e muitas coisas são ciclos. O vídeo Balance nos trouxe reflexão sobre a ocupação do nosso espaço, ações individuais, o desequilíbrio da natureza, tudo depende de nós para melhorar e que precisamos desenvolver a sensibilidade, trabalhar as percepções, as sensações, a criatividade e a imaginação.. A interdisciplina integrou-se com as demais disciplinas do semestre.

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA

Em Matemática com os conteúdos de Classificação e Seriação, Números e Operações e Espaço e Forma, nos mostrou que há muita coisa importante para se trabalhar com nosso aluno nesta disciplina, que muitas vezes é deixada de lado, principalmente por professores alfabetizadores, e que pode causar danos, mais tarde onde o aluno precisa do abstrato. Mas se ele não passou pelo concreto nas séries iniciais ele não terá o abstrato. A utilização de materiais concretos nos primeiros anos escolares deve ser organizada de modo a propiciar aos alunos situações de experiências físicas como situações de experiências lógico-matemáticas, onde ele possa manipular e experimentar vários materiais e resolver problemas do mais simples ao mais complexo, experimentando diferentes estratégias e buscando comprovar a validade de seus resultados. Pois para construir conhecimento, é preciso reestruturar as significações anteriores – a idéia do que o aprendiz traz consigo. Quanto mais diversificados forem os materiais de manipulação utilizados pelos alunos (base 10, Cuseinar, ábaco, geoplano, materiais simples para contagem, blocos lógicos, etc.), quanto mais situações problemas forem vividas por eles, nas quais os alunos encontrem significados e possam se envolver criativamente, maiores as probabilidades de que os conceitos ensinados sejam aprendidos e não simplesmente decorados para serem repetidos.

SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

Achei muito interessante esta proposta de Plano individual, onde cada um pode pensar em seus aprendizados, pois o conhecimento é uma construção inacabada, sempre haverá algo novo que precisamos ou gostaríamos de aprender, e isto é uma necessidade particular de cada indivíduo. O aperfeiçoamento profissional requer de cada um de nós um investimento pessoal de tempo e investimentos monetários. Pensando nestes investimentos, é que me propus um Plano Individual com pequenas aprendizagens que preciso ter para realizar com mais autonomia as atividades propostas neste curso à distância.

Em meu Plano Individual coloquei que iria aprender a;

*Colocar Links no Pbwiki,

*Passar fotos da máquina digital para uma pasta no computador,

*Fazer um MSN

*Aprender a fazer slides com animação,

*Aprender a copiar CDs de músicas infantis, para trabalhar mais músicas com meus alunos,

*Ler o livro: Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

* Usar o data-schow em atividades pedagógicas.

De todas estas atividades que me propus algumas ainda não realizei, pois estava com pouco tempo. Então comecei com as que mais estava fazendo falta para realizar sem ajuda as atividades propostas. Aprendi a passar as fotos, de trabalhos feitos com meus alunos, da máquina digital para uma pasta no computador e depois inseri-los em meus trabalhos, sem precisar de ajuda. Isto foi muito bom, pois nem sempre tem alguém disponível para nos ajudar. Fiz links no pbwiki, assim poupei tempo, tendo estes atalhos para encontrar algumas atividades necessárias. Fiz um MSN, mas usei poucas vezes. Queria tê-lo, para poder com mais rapidez resolver problemas que aparecem durante a realização das atividades, mas as vezes que precisei não tinha ninguém on-line. Fiz a cópia de um CD, mas não posso dizer que aprendi, achei bem complicado, talvez com a repetição, fique mais fácil O data-schow não foi possível usar, pois não consegui fazer os slaides. Dentro do possível quero realizar. Li o livro de Paulo Freire “Pedagogia da Autonomia”, é um livro que nos faz pensar sobre nossa docência. Sobre o nosso dia-a-dia como professora. As idéias são provocativa, corajosas e esperançosas, instiga o conflito e o debate entre educadores. É um exercício permanente de reflexão sobre nossa prática, nosso envolvimento com nossos alunos, nosso respeito à autonomia do educando, a necessária coerência entre o “saber-fazer e o saber-pedagógico.

Um comentário:

Rosangela disse...

Silvia

ficou muito boa sua reflexão do 4º SEMESTRE, parabens
abraçós
rosangela