terça-feira, 5 de outubro de 2010

2º SEMESTRE -(2007/1) Escolarização, espaço e Tempo na perspectiva história

A disciplina: Escolarização, espaço e Tempo na perspectiva história, nos trouxe a escolarização do Brasil, a infância e alguns conceitos sobre a Escola da Ponte

No início a escola era apenas para alguns, principalmente das classes mais abastadas, com o tempo conseguiram com que todos tivessem acesso a escola. As crianças não tinham infância, havia um paradoxo os adultos desejavam e gostavam das crianças, e cada vez tinham menos tempo para elas, acreditavam que é bom para as crianças os pais estarem juntos, mas cada vez mais viviam no seu cotidiano separados uns dos outros. Muitas crianças eram “mini” adultos, faziam de tudo o que os adultos faziam, trabalhos, vestimentas e costumes.

Desde 1989 que, com a aprovação pelas Nações Unidas da Convenção dos Direitos da Criança, as crianças viram consagrada de forma suficientemente clara e extensa um conjunto de direitos fundamentais, próprios e inalienáveis, no entanto, essa proclamação, a que vieram a associar praticamente todos os países do mundo, não apenas não foi suficiente para garantir uma melhoria substancial das condições de vida das crianças, como pelo contrário, não cessam de se intensificar fatores que fazem das crianças o grupo etário onde há mais sujeito a situações específicas de opressão, espancamento e abuso sexual.

Hoje notamos que muitas crianças continuam sem ter infância, quando são muito pobres precisam trabalhar para ajudar no sustento da casa,ou quando não trabalham precisam ficar em casa sozinhos “a Deus dará”, sujeitos há várias situações perigosas, quando são ricos, os pais matriculam em vários cursos para aprenderem muitas coisas. As crianças continuam sem ter muito tempo para aproveitar a sua infância.

A escola da Ponte veio nos mostrar que é possível ter uma escola diferente, mas há necessidade de muitas mudanças em nossos currículos.

Na Escola da Ponte, o currículo escolar é entendido como um conjunto de situações e atividades que vão surgindo e que alunos e professores reelaboram conjuntamente.

Todo o planejamento curricular subordina-se, em primeira instância, ao Quadro de objetivos afixados na parede de uma das salas. Trata-se de uma lista completa dos objetivos dos programas, transcritos em linguagem acessível a todos e na lógica do ciclo. O plano de estudos é o mesmo para todos os alunos, mas há adaptações no currículo de cada um, em função de suas necessidades e capacidades.

Um comentário:

Rosangela disse...

Silvia
Conhecer a evolução histórica nos faz entender o porque de muitas coisas. E com este conhecimento conseguimos traçar novos planos para o futuro.
abraços
rosangela