Neste semestre tivemos as interdisciplinas de: * Artes Visuais *Literatura Infantil e Aprendizagens *Ludicidade e Educação * Música na Escola *Teatro e Educação e *Seminário Integrador III.
Com tantas disciplinas neste semestre foi bastante puxado, mas foi gostoso porque foi muito prático. Todas as disciplinas tinham atividades para serem feitas com os alunos
ARTES VISUAIS
Encontrei esta postagem em meu blog de novembro de 2007 sobre artes, achei muito interessante e transcrevo ela para a minha reflexão:
“Mas... arte para quê?
"A arte e suas funções... imagens que encantam... imagens que provocam reflexões... objetos que chocam... Nem sempre a arte está ligada à beleza e ao prazer!... A sensibilidade para este ou aquele estímulo varia de pessoa para pessoa, de idade para idade, de sociedade para sociedade, de época para época... A arte já estabeleceu conexões com a religião... com o social...com o real...com o irreal...coma ciência... com a história... com a natureza... e com a própria arte. Portanto... a arte é interdisciplinar. Mas... arte para quê? Para refletir, para pensar, questionar(Cândido Portinari - Criança morta)... Para sentir prazer... para inventar uma nova realidade (Salvador Dali)... Para entender o ser humano (Vicente Van Gogh- auto retrato)... Para conhecer o mundo (Arte indiana, arte africana e arte japonesa)...Para compreender e organizar os próprios sentimentos, para vivenciar outras realidades e outros tempos (Jean - Baptiste Debret), para conhecer outros pensamentos e outras formas de ver o mundo(Pablo Picasso). Portanto ...a arte é transformadora. A arte está mais próxima do que você imagina!
"Por ser um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber".(disciplina de artes – 2007)
Sabendo de tudo isto, pergunto-me - Por que trabalhamos tão pouco arte com nossos alunos? Devemos mostrar a todos este patrimônio cultural.Quanta coisa há em arte! Deveria haver cursos, seminários relacionados há arte. Ou será que já ofereceram e eu nunca percebi? Por causa da minha ignorância em relação á artes, nunca havia oferecido nada sobre obras de arte aos meus alunos, após fazermos a releitura da obra "As meninas". Resolvi oferecer a eles a primeira oportunidade de fazerem uma releitura. Fizemos sobre Tarsila do Amaral (Os operários). Eles adoraram.
Depois desta disciplina percebi o quanto é importante e interessante o trabalho com artes. Sempre imaginei que artes deveria começar lá no 5º ano, principalmente releituras. Depois desta disciplina trabalhei com os alunos a Tarsila do Amaral e este ano Candido Portinari com “O Futebol”. Todos acharam interessante e cada vez que ouviam falar em Cândido Portinari, eles lembravam que já havíamos trabalhado sobre um quadro dele. É um aprendizado que levarão para o resto de suas vidas.
LITERATURA INFANTIL E APRENDIZAGENS
Esta disciplina nos mostrou a importância de contarmos e trabalharmos histórias com nossos alunos, pois os contos fazem parte da cultura do povo. Muitas histórias tentam explicar às crianças de uma maneira mais lúdica que não devemos fazer mal as pessoas, que não devemos conversar com estranhos, que não devemos ter preconceitos.
Neste semestre meus alunos leram muitas histórias e em grupos dramatizaram para a turma e também para outros colegas da escola, eles estavam muito empolgados pelas leituras. Uma colega de PEAD também realizou com seus alunos uma contação de histórias e a minha turma foi convidada para assistir. Ficaram muito animados.
Na nossa turma de PEAD, lembro-me que fizemos uma dramatização de histórias, foi muito interessante, parecíamos crianças, dramatizando histórias, todos os grupos foram muito criativos. Se nós como adultas gostamos de representar...imagina as crianças!
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
Esta disciplina nos mostrou a importância de brincarmos com as crianças, lembro de ter aplicado algumas brincadeiras. Notei que todos os alunos gostaram. Sempre que posso faço brincadeiras com os alunos, mas como o nosso tempo é curto, com tantas atividades a serem aplicadas, reconheço que faço poucas brincadeiras com eles, deixo para a educação física, mas sabendo da importância e que com as brincadeiras aprendemos também a nos integrar e nos conhecer um pouco mais, proporcionando momentos de socialização entre os alunos tímidos e os mais extrovertidos, sempre que posso faço ou deixo eles brincarem em aula.
Este ano estou deixando os alunos fazerem algo diferente no início da aula, uma oração, uma música, uma brincadeira. Eles decidem o que querem fazer está sendo uma experiência gratificante e interessante, porque todos tem oportunidade de mostrar alguma coisa, usando a sua criatividade.
É uma maneira bem lúdica de começar a aula.
MÚSICA NA ESCOLA
A música é movimento, leva-nos ao mundo mágico, nos traz lembranças boas e ruins. Nesta disciplina pude refletir da importância da música em nossas vidas, constatar sua importância dentro de um contexto social e emocional do aluno.
Retirei esta postagem de meu blog(2007/2) para refletir:
“Lendo o texto: Por que ouvimos tanta porcaria? Fiquei um pouco assustada pois há colocações de que o povo é burro e muito manipulado. Acredito que o povo não seja burro, mas manipulado sim. Depois de ouvir tantas vezes a mesma música, que muitas vezes não nos acrescenta nada, e vimos que é por isso que é escolhida para ser tocada em rádios,"acabam gostando". Muitos por não conhecer outros ritmos, outros porque é o tipo de vocabulário usado em seu meio social, pois muitos não tem o mínimo de estudos, não viajam, não lêem, não há nada diferente, além de seu trabalho e sua vidinha... Muitas músicas que achamos horríveis conta a realidade de muitas pessoas, e talvez por isso elas acabam achando que estão agindo certo.”
Muitas pessoas não refletem sobre a música que estão ouvindo, apenas gostam do ritmo e acabam escutando sempre. Cabe a nós professores mostrar aos nossos alunos que há ritmos diferentes e interessantes, que há letras muito bacanas de ser ouvidas, que não precisamos deixar nossos ouvidos serem “pinicos” das músiocas que são tocadas podemos e devemos fazer seleções de músicas boas.
Neste semestre trabalhei com meus alunos: “ Samba na areia” de Pixinguinha:Eles gostaram da letra, da melodia e do ritmo. Primeiro deixei-os escutar livremente , todo o CD, depois escolhemos a música de "Samba na Areia" porque estávamos estudando os animais. Dançaram livremente, após introduzi as palmas e passos de quaternário, e momentos da música era livre, poderia inventar um gesto que combinasse. Tudo deu certo! Olhamos no datashow um pouco sobre a vida deste grande artista, seu nome verdadeiro é: Alfredo da Rocha Viana, nascido no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897 e falecido em 17 de fevereiro de 1973, com 75 anos, os instrumentos que tocava era saxofone e flauta, o gênero de música era Choro, Maxixe, Samba e Valsa. Pixinguinha foi um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definida. No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento do Pixinguinha
Escutamos o CD de Toquinho, mas os alunos não gostaram muito, tem as melodias mais paradas. Apenas gostaram das músicas mais conhecidas, como " A casa" e a "Aquarela"
TEATRO E EDUCAÇÃO
A interdisciplina TEATRO E EDUCAÇÃO teve como destaque o Inventário Criativo, aplicado com nossos alunos de forma motivadora e divertida. Adorei fazer as atividades de teatro. Antes de fazer as atividades achei que era desnecessário fazer os exercicios sugeridos pelo professor. Mas fiz, porque o professor havia pedido. Enquanto estávamos realizando as atividades percebi a importância das mesmas, pois trabalha expressão, desinibição, descontração, é realmente uma preparação para a dramatização. No final das atividades os alunos estavam bem descontraídos. Todos gostaram das aulas. Queriam fazer novamente, então prometi que iríamos fazer mais vezes. Ficaram muito empolgados. Eu também fiquei feliz, porque é mais uma maneira de trabalhar com nossos alunos, deixando a aula mais alegre e descontraída.
E, como havia prometido, toda semana faríamos uma aula de teatro. Nesta primeira vez, fizemos as atividades preparatórias e fizeram a encenação dos Três Porquinhos, na segunda vez fizemos de novo as atividades preparatórias e cada grupo resolveu encenar uma história. Então fizeram: Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida.
Neste ano durante o meu estágio, sugeri que cada grupo fizesse uma apresentação com um teatro, falando do nosso assunto que era animais. Todos os grupos fizeram o teatro usando muito a criatividade, todos estavam empolgados para fazerem a sua apresentação.
É um momento muito gostoso onde o aluno mostra de uma maneira lúdica o que realmente aprendeu nas aulas, sem precisar fazer uma prova.
SEMINÁRIO INTEGRADOR III
Após olharmos o filme: Doze homens e uma sentença, sugerido pela disciplina de Seminário Integrador III, pude perceber que nem tudo que é evidente, realmente pode ser uma prova. Por isto, devemos nos questionar sempre que temos certezas em relações aos nossos alunos. Certezas de suas aprendizagens ou não, certezas de suas artes, certezas de suas mentiras. Das evidências de que precisam reprovar. Tudo pode ser questionável e, depois de vários argumentos é que devemos ter certezas.
Um comentário:
Silvia
A ludicidade encanta os alunos e, por tantas vezes nao damos valor, é o que mais destaco em sua reflexao do 3º SEMESTRE.
abraços
rosangela
Postar um comentário