No segundo semestre 2007/01 – Tivemos a disciplina de – Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque de Psicologia I.
Nesta disciplina vimos a Teoria estrutural da mente – o id, o ego e o superego, que funcionam em diferentes níveis de consciência.O id é o reservatório inconsciente das vontades, as quais estão sempre ativas. O id exige satisfação imediata, sem levar em conta as conseqüências O ego cuida dos impulsos do id. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos. O superego serve como um sensor das funções do ego, sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.
Nós como professores, temos em nossa sala crianças com realidades diferentes, nenhuma criança é igual a outra. Nós devemos mostrar aos nossos alunos que nem tudo o que queremos (id) é possível fazer, temos que pensar nas conseqüências morais e sociais (superego). Só podemos realizar o que for de bem comum, onde não ultrapasse o limite do outro (ego).
Temos em nossas mãos uma grande responsabilidade, de transmitir a todos valores sadios, onde não haja prejuízo para ninguém e, também de estimular o ego de todos, sem exageros para que sintam sempre capazes, sem prejudicar nenhum colega, sem usar de falcatruas. Para que tenham uma vida sadia.
Tabela de Fases do desenvolvimento sexual de Freud
Fase oral: 0 a 2 anos – A boca é a fonte de prazer. A atitude de morder é um impulso agressivo - Se esta fase não for bem resolvida na vida adulta poderá ter; bulimia, anorexia, insegurança, ansiedade e propenso ao uso de cigarro.
Fase Anal – 2 a 4 anos - O ânus se constitui no lugar mais importante de tensões e gratificações sexuais - Se esta fase não for bem resolvida na vida adulta poderá apresentar problemas de: Irritação , agressividade, hostilidade, insegurança, ficar um sujeito pacato, sem iniciativa.
Fase Fálica 3 a 7 anos - A zona de erotização é o órgão sexual. O pênis é o principal objeto de interesse para a criança de qualquer sexo - Esta fase mal resolvida poderá ocasionar problemas de; dificuldade de relacionamento com o sexo oposto, exagero na sensualidade, complexo de inferioridade.
Fase de Latência 6 aos 11 anos - Há uma diminuição da erotização sexual, deslocamento da libido da sexualidade para atividades sociais e escolares - Esta fase mal resolvida a criança pode ter complexo de inferioridade, ser agressivo, ter medo excessivo de doenças, poderá ser agressivo.
Fase Genital a partir dos 11 anos- Na adolescência é atingida a última fase quando o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indíviduo – o outro. - Esta fase mal resolvida poderemos ter adultos dependentes da família
incapazes de ter um relacionamento duradouro com dificuldades em todas as atividades e também no campo profissional, tendo problemas financeiros
Mecanismos de Defesa
Os principais Mecanismos de Defesa psicológicos descritos são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão e sublimação. Todos estes mecanismos podem ser encontrados em indivíduos saudáveis, e sua presença excessiva é, via de regra, indicação de possíveis sintomas neuróticos ou, em alguns casos extremos, o excesso indicaria até sintomas psicóticos.
Com estes conteúdos podemos conhecer melhor o desenvolvimento dos nossos alunos, nossos filhos e avaliar melhor as nossas atitudes., como professoras e mães. Conhecendo a estrutura mental o desenvolvimento sexual de Freud e os mecanismos de defesa, temos conhecimento, sabendo o porquê de muitas atitudes de muitas pessoas.
Um comentário:
Silva!!!
Nossa mente tem uma complexidade tão grande que tudo que pudermos conhecer a este respeito nos é útil.
Boa reflexão.
abraços
rosangela
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