No texto : “As Origens da Modalidade de Currículo Integrado”, mostrou como a escola acompanhou a tendência da evolução das necessidades do mercado econômico. Na filosofia Fordista e Taylorista acentuavam a fragmentação das atividades, divisão social e técnica do trabalho onde cada trabalhador era sabedor e comprometido com apenas um tipo de atividade sem se preocupar com o todo, mas na década de 80 o modelo Taylorista e Fordista começam a apresentar sinais de esgotamento, havendo assim uma reorganização de trabalhos centrados em grupos que demonstrem cooperação e compromisso em aumentar a produtividade e qualidade do produto da empresa. Nas escolas começa a aparecer as idéias como ensino globalizado, interdisciplinaridade, para se fazer um trabalho mais integrado, onde os professores falem para o aluno a mesma língua ao mesmo tempo, sem ficar muito dividido os conteúdos a serem trabalhados. Mas o que noto ainda nas escolas, é que o currículo, onde há geralmente dois ou três professores, conseguem fazer um trabalho mais integrado, mas na área de 5ª a 8ª é muito complicado juntar os professores para fazerem um mesmo projeto. Sei que há muitos TCC falando da importância desta interdisciplinaridade. Mas para que esta transformação aconteça deve-se desfazer de discurso e demagogia, de apenas frase feitas. As instituições escolares devem ter profissionais com muitas capacidades, conhecimentos , habilidades e dispostos a este grande desafio, pois um trabalho integrado é uma desacomodação.
BIBLIOGRAFIA
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da modalidade de currículo integrado. In:______. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p.9-23.)
Um comentário:
Oi Silvia, muito legal essa tua postagem. Falas do texto e das reflexões que ele te suscitou. Abração
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