quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS


Alfabetização de adultos: ainda um desafio. Este título e este texto da Regina Hara, expressa muito bem as dificuldades encontradas por educadores e educandos para que tenham uma alfabetização de adultos com qualidade. Como o texto mesmo diz:
“Os desafios que os educadores têm tido nas várias práticas de escolarização popular não são pequenos. Dificuldades em ensinar, em lidar com a motivação, em conseguir ganhos de consciência são permanentes nos depoimentos daqueles que buscaram o trabalho com adultos das camadas populares.
Seus desafios são enormes na busca de instrumentos e elementos políticos
que tornem possível o controle destes setores pelas camadas populares, ao mesmo tempo em que buscam processos sistemáticos de ação educativa com competência e que possam garantir a aprendizagem com qualidade.” HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.
Para os educandos também não é nada fácil, estudar depois de uma certa idade, a sociedade, os problemas familiares, a motivação, o peso que cada um deve dar para os seus objetivos a serem alcançados, deve ser bem pensado e pesado. Precisam atravessar muitos obstáculos. Ilustra muito bem o texto, quando nos diz:

“Sabemos que para os adultos das camadas populares, dentre as adversidades que a sociedade lhes impõe, a questão da escolarização tem peso menor para a sua sobrevivência. Questões como habitação, saúde, emprego, alimentação, transporte, são prioritárias em relação aos processos escolares.
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.

Depois da troca de idéias no fórum e da leitura do texto, pude perceber o quanto é grande o desafio do professor da EJA, há muitos obstáculos para que um aluno continue e termine a sua formação: o professor não pode ter a mesma metodologia usada com os pequenos, deve fazer uma leitura do mundo, trazendo o conhecimento de cada um, refletindo criticamente sobre a realidade da nossa sociedade, buscar em cada educando o porquê de continuar/começar os estudos, cada educando deve ter claro quais são os seus objetivos, o professor ainda deve tentar apagar ou amenizar as lembranças frustrantes que cada um teve enquanto criança de professores bravos e sem paciência que recorriam a castigos físicos e humilhações, uma recordação de fracasso. Mas acredito que a recompensa é muito maior do que a alfabetização de crianças, porque adultos já viveram o problema de não saber ler e escrever, assim este aprendizado em suas vidas vale ouro!


Bibliografia:
HARA, Regina. Alfabetização de adultos: ainda um desafio. 3. ed. São Paulo: CEDI, 1992.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Sílvia! Legal essa tua postagem, trazes fragmentos do texto e o que ele te levou a refletir. Abração!!