6º SEMESTRE – (2009/1)
Neste semestre tivemos as interdisciplina de: * Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, *Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, * Folosofia da Educação, * Questão Étnico – Raciais na Educação: Sociologia e História e * Seminário Integrador VI
Em cada disciplina tivemos algo especial em Enfoque a Psicologia II aplicamos o Método Clínico em alguns alunos de nossa escola (Eu, Lucele e Elci) Aplicamos a prova da Conservação do Número: Correspondência termo a termo espontânea, Linhas – Espaçamento, Círculos – Espaçamento, Cifras aproximadas. Escolhemos algumas alunas que em sala de aula demostravam algumas dificuldades do 4º e do 3º ano. Com este método percebemos um pouco do problema de cada aluna e assim foi possível entendê-las melhor em sala de aula.
Com a disciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, conseguimos entender um pouco mais sobre necessidades especiais e inclusões. Fizemos pesquisa sobre as instuições que atendem estes alunos. Fizemos um estudo de caso. Percebemos que ainda não sabemos exatamente o que fazer com estes alunos especiais que temos em sala de aula, temos muitas dificuldades para atendê-los adequadamente. Participei de um Fórum Permanente da Política Pública estadual para Pessoas com Deficiências e Pessoas com Altas Habilidades no RS . Neste fórum podemos perceber o quanto estamos atrasados em relação a inclusão escolar, quanta coisa já ultrapassou as datas de adequação. Que há muitas leis, mas muitas ainda não foram adequadas, que há muita discriminação em relação a pessoas de NE. Conforme os textos lidos na disciplina de “Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais”, devemos receber toda criança que complete seis anos. Mas nossas escolas não estão adequadas, nem no ambiente físico nem com o corpo docente. Cada município deveria ter leis para as Pessoas com necessidades Especiais em sua Lei Orgânica. Cada escola deveria ter salas de recursos, onde os alunos com necessidades especiais pudessem freqüentar as aulas regulares e também uma sala de recurso. Nesta sala seriam trabalhadas outras habilidades, as quais muitas vezes não é possível realizar em sala de aula, (montagens, uso do computador, ( com materiais específicos se forem necessários), uso de tintas, jogos diferenciados,etc.)
FILOSOFIA
Em Filosofia lemos sobre: Auschwitz-Birkenau é o nome de um grupo de campos de concentração localizado no sul da Polônia, símbolos do Holocausto perpetrado pelo nazismo. A partir de 1940 o governo alemão comandado por Adolf Hitler construiu vários campos de concentração e um campo de extermínio nesta área, então na Polônia ocupada. O objetivo principal do campo não era o de manter prisioneiros como força de trabalho (caso de Auschwitz I e III) mas sim de exterminá-los. Para cumprir esse objetivo, equipou-se o campo com quatro crematórios e câmara de gás.Cada câmara de gás podia receber até 2.500 prisioneiros por turno. O extermínio em grande escala começou na primavera de 1942.
Devemos ajudar nossos alunos para que cresçam com amor, respeito, dignidade, sem preconceitos e sem arrogâncias. Para que não se tornem pessoas insanas, capazes de cometer barbaridades como esta em Auschwitz, achando que há grupo de pessoas mais importantes e alguns sem importância.
Olhamos também o filme :O Clube do Imperador. Ele conta a história de um professor de um internato só de meninos, filhos de famílias de classe alta. É um professor de História, apaixonado pela sua disciplina e quer que todos os seus alunos saibam sobre história e tenham um bom caráter. Sua turma tinha alunos muito bons e estudiosos, até que apareceu um filho de um político influente, um menino rebelde, sem limites, sem educação para com os outros, só pensando em infringir as regras, sem dar importância as aulas e desafiando o professor.Mas com o tempo este aluno melhorou. Então o professor acreditou naquele aluno e ajudou-o a passar de ano. Mas o aluno não deu o devido valor ao esforço do professor e o decepcionou, O professor ficou triste achando que havia fracassado como educador. No final ele percebeu que só com aquele aluno ele havia fracassado, porque aquele já tinha um histórico familiar de corrupção e em tudo levar vantagem.
Nós como professores devemos acreditar em nossos alunos, mas quando acontece algo errado devemos repreendê-lo, mostrando o caminho certo. Muitas vezes deparamos com atitudes das famílias, que não tem como certo o mesmo caminho que ensinamos. Mas mesmo assim, devemos acreditar que se lançarmos uma sementinha do bem em muitos corações ela germinará. E mesmo que como este professor do filme, teve uma decepção, nós com certeza teremos, mas a semente lançada ajudará a muitos alunos levando-os para um bom caminho. Nós professores devemos ter muita paciência, ser persistente como no filme do Clube do Imperador, mostrando sempre o melhor caminho para todos os alunos, acreditando em seus pequenos progressos, principalmente os de necessidades especiais e aconselhando aos outros que tenham paciência com este, que precisa de ajuda constante.
QUESTÃO ÉTNICO – RACIAIS NA EDUCAÇÃO
Estudamos com nossos alunos as diferenças raciais, para que não tenham preconceitos, trabalhei com meus alunos a história da Menina Bonita do laço de Fita e fiz um Mosaico de etnias.
Refletimos sobre a identidade de cada um, houve muita dificuldade para relatarem sua identidade cultural, pois há antepassados de raças diferentes e muitos nem sabem como eram seus antepassados, porque foram abandonados pelos pais ou moram longe de seus familiares e por questões financeiras não conseguem fazer visitas. Algumas famílias não dão valor a parentesco, então não incentivam e não levam seus filhos para conhecer ninguém.
Para a proposta do mosaico eles deveriam conversar em casa sobre suas origens e trazer uma foto da família ou deles mesmos. Quem não tivesse poderia desenhar ou trazer uma imagem de revista.
Então começamos a observar as fotos que cada um tinha na mesa, ou a gravura.. Uns tem origem alemã, então contei a eles que o nosso município foi colonizado por alemães. Tem um menino bem pretinho na sala, ele disse que só o pai dele é daquela cor, mas ainda com um pouco de vergonha para fazer o relato. Notei que alguns tinham características de índios, perguntei se tinha na família algum índio eles só responderam que sim, com bastante vergonha.
Após este trabalho todos constataram que em todas as famílias há uma mistura, que não precisamos ter vergonha do que somos, valorizando assim a nossa identidade cultural e procurando saber um pouco mais de cada uma, para podermos ter um conhecimento melhor da nossa identidade. Sendo assim os alunos que ainda não tinham perguntado nada em casa ficaram no compromisso de perguntarem e quando souberem de mais informações socializarem com o restante da turma.
Em Seminário Integrador V olhamos o filme: “Entre os Muros da Escola”é uma honesta descrição da relação entre alunos e professor. Mesmo não sendo da mesma faixa etária que atuo, é quase a mesma realidade que presencio na minha escola. O objetivo é de mostrar uma sala de aula e o trabalho de um professor tentando da melhor maneira dar uma boa aula, mesmo com tantas dificuldades, conserva o afeto por seus alunos. Neste filme identificamos os conceitos trabalhos nas interdisciplinas: inclusão, identidades, diversidade, autoria, necessidades educacionais especiais, cooperação, etnia, preconceito, aprendizagens, convivência, princípios morais, desenvolvimento , conflitos, etc. Todos estes conceitos estavam interligados nas disciplinas deste semestre, e este filme veio nos mostrar de uma maneira mais concreta cada um destes conceitos.
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Um comentário:
Silvia
Muito boa sua reflexão do 6º SEMESTRE.
abraços
rosangela
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