segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OITAVO SEMESTRE

No oitavo semestre chegou o nosso “temido” estágio curricular. Em uma das aulas presenciais foi enfatizado o uso de tecnologias em nosso estágio, alguma coisa em tecnologia devíamos usar. Teríamos que inovar neste estágio.

Foi com bastante angústia que iniciei o estágio. Resolvi trabalhar com os alunos um Projeto de Aprendizagem, pois na disciplina de Seminário Integrador o professor muitas vezes enfatizou a importância de cada um pesquisar sobre as suas dúvidas.

Precisei fazer várias reuniões com os pais para explicar esta arquitetura pedagógica e pedir autorização da imagem dos alunos.

Iniciei o estágio explicando para os alunos que eles deveriam escolher um assunto sobre o qual queriam estudar.

Fizemos uma caminhada nas ruas perto da escola, para que pudessem registrar com máquinas fotográficas, celulares ou registrar no caderno os assuntos que gostariam de estudar. Registraram muitos assuntos. Então decidimos estudar sobre o assunto mais citado. O mais citado foi sobre os animais.

Ficamos as nove semanas estudando sobre os animais e não foi cansativo, pois os alunos sugeriram várias ações como: palestra de veterinário, visita ao pet shop e ao zoológico, entrevistas com pessoas que tinham animais em casa , pesquisas na internet, em livros, com familiares, etc.

Procurei aplicar as praticas estudadas nas disciplinas ao longo de nosso curso de pedagogia, como a música, teatro, ludicidade, matemática, etc. Tudo integrado com o nosso PA sobre os animais.

Constatei que temos muito o que percorrer para aplicar um Projeto de Aprendizagem em nossas salas de aula. Eu fiz um PA, aproveitando apenas algumas idéias desta arquitetura. Dei espaços na aula para que os alunos decidissem o assunto a ser estudado, para que decidissem as ações e trouxessem material sobre o projeto. Achei muito interessante a participação ativa dos alunos, eles estavam atentos a todos os materiais que encontravam para trazer novidades para a sala de aula.

Trabalhamos em grupo. Foi uma grande preocupação , pois não estava acostumada a trabalhar desta maneira durante todas as aulas. Apenas trabalhava em grupo quando havia necessidade, mas para a minha surpresa foi um grande aprendizado, pois percebi que os alunos trocam muitas experiências neste tipo de disposição de classes. Aprendem a conviver socialmente, respeitando e ajudando nas dificuldades dos colegas

Reforcei a idéia neste período de estágio . que o aluno gosta de participar e se sente muito importante podendo colaborar, participando ativamente das aulas, trazendo leituras que lhe chamaram a atenção de livros revistas, reportagens, filmes. Devemos dar espaços em nossas aulas para que o aluno coloque o que aprendeu fora da escola. Trazendo algo a mais do que foi mostrado pela professora, mostrando a sua capacidade de busca, de construção de seu conhecimento, de motivação com os assuntos estudados em aula.

Deixar o aluno ir além, mostrar o que sabe, ajuda na sua autoestima. Valorizando cada participação do aluno. Deixando nossos alunos mostarem o que sabem além das suas aprendizagens na escola, assim estamos dando mais abertura, também, para nossos alunos de inclusão que podem mostrar suas aprendizagens através de músicas danças, teatro, etc.

Neste estágio aprendi a valorizar mais o aluno, dando espaço para ele mostrar as suas descobertas fora da escola sobre assuntos de projetos estudados e outros.

Usamos a informática para fazermos trajetos, mapas conceituais no paint, pesquisas e digitações. Cada aluno fez o seu e-mail. Ficaram muito felizes em ter um e-mail e poder comunicar-se entre si.

No início o estágio estava confuso, havia muita ansiedade, mas no final senti que foi uma experiência diferente e gratificante.



Nenhum comentário: