segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Pixinguinha e Toquinho

Depois de ouvir tanta porcaria, trabalhei com meus alunos a música do Pixinguinha " Samba na Areia". Eles gostaram da letra, da melodia e do ritmo. Primeiro deixei-os escutar livremente , todo o CD, depois escolhemos a música de "Samba na Areia" porque estávamos estudando os animais. Dançaram livremente, após introduzi as palmas e passos de quaternário, e momentos da música era livre, poderia inventar um gesto que combinasse. Tudo deu certo! Olhamos no datashow um pouco sobre a vida deste grande artista, seu nome verdadeiro é: Alfredo da Rocha Viana, nascido no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897 e falecido em 17 de fevereiro de 1973, com 75 anos, os instrumentos que tocava era saxofone e flauta, o gênero de música era Choro, Maxixe, Samba e Valsa. Pixinguinha foi um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definida. No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento do Pixinguinha
Escutamos o CD de Toquinho, mas os alunos não gostaram muito, tem as melodias mais paradas. Apenas gostaram das músicas mais conhecidas, como " A casa" e a "Aquarela"

Bienal

Não pude visitar a Bienal. Não sabia nada sobre o assunto, mas achei interessante, as imagens das obras mostradas na aula presencial e li os comentários que a professora deixou sobre a mesma.
A Bienal do Mercosul caracteriza-se como uma grande mostra de arte que consolida Porto Alegre como um pólo cultural do Cone Sul. o evento promove a produção artistica dos países que integram o Mercosul - Argentina, Brasil, Uruguai, e Paraguai-, recebendo em cada edição representações de países convidados, como a Venezuela, Chile, Bolívia, Colômbia, México. A Bienal proporciona o contato com as produções artíticas atuais latino-americanas e também de artistas da Europa e Estados Unidos. A mostra causa um impacto no meio artítico e cultural da cidade, provocando discussões, promovendo o contato do público em geral com as produções de arte contemporânea. Já houve seis edições da Bienal, sendo a primeira em 1997, a segunda em 1999, a terceira em 2001, a quarta ocorreu em 2003, a quinta em 2005, a sexta em 2007.
Até a quinta nunca interessei-me, na sexta já fiquei interessada, pois sabia um pouco da história da Bienal. Na próxima, não perderei oportunidades de visitar as grandes obras lé expostas.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Prática de Contação de Histórias

Após a aula presencial de Contação de Histórias, a professora Janete, ficou empolgada e convidou-me para asssistir a história apresentada pelo grupo dela na aula presencial, aceitei e disse que meus alunos estão adorando teatro e fariam uma singela apresentação para os alunos dela que são do 1º ano. Os meus são do 2º ano. Assim aconteceu, meus alunos apresentaram duas histórias. A Bela Adormecida e Cachinhos de Ouro. Estavam um pouco emcabulados, mas ficou legal. A professora Janete contou aos meus alunos a história dos Seis Pescadores Bobocas, eles ficaram encantados. Até animou-me a pensar em planejar outras histórias para serem contadas, de uma maneira simples.

Aula presencial Literatura

Como foi interessante a Contação de Histórias na aula presencial, pena que não conseguimos observar todos os grupos. As histórias dos primeiros cinco grupos estavam muito boas, excelentes. Como a professora mesmo disse, parecia que não iria dar certo. Estávamos na mesma expectativa. Mas para a nossa surpresa tudo ficou lindo e acessível para contarmos aos nossos alunos

As interdisciplinas mexeram comigo.....

Com as interdisciplinas de Música, Ludicidade, Contação de histórias e Teatro, dei-me conta de que estou muito parada com o s meus alunos. Não brinco, não canto, não há apresentações, as histórias são mal contadas, digo lidas. Pretendo mudar, já comecei a mudar. Após, fazer as atividades de teatro, para o trabalho do webfólio, meus alunos adoraram, então prometi que iríamos todas as semanas, e está acontecendo, eles ficam fascinados. Quanto a Ludicidade e música, estou começando a dar mais valor a estas atividades, as quais eu já fazia muito em outras turmas, mas notei que estava parada, não sei se cansei, ou pelo fato de termos alguns anos atrás um cronograma a ser cumprido nas primeiras séries, não deixando muito espaço para outras atividades a não ser as planejadas, por alguém....

Sonhos....sonhos

Sonhos, que coisa boa podermos sonhar! Notei no fórum dos sonhos que muitas tem muitos sonhos, outras nem tanto, talvez já cansaram de sonhar. Eu particularmente não tenho muitos, o mais forte é me formar em Pedagogia, mas muitas vezes dá um desânimo, parece que não conseguirei chegar no fim, fico muito triste. Eu mesma tento me animar. Esses dias escutei uma frase que achei muito forte, por isso repito sempre para mim: "Quem desiste não existe" E assim vamos andando. Fiquei curiosa com tantos sonhos e resolvi pedir para meus alunos do 2º ano escreverem quais eram os sonhos deles. Descobri que muitos tem sonhos pequenos outros tem sonhos grandes, e alguns não sabiam ainda o que escrever, talvez nunca tinham pensado num futuro, e acabaram copiando o sonho do colega.Foi interessante porque alguns disseram que queriam morar em outra cidade, formar-se, ter uma profissão, ter família. Uma até colocou que queria casar-se com um crente e ser cantora de Deus, acredito que aí tem muita influência da família, na qual deve casar-se com alguém de sua religião.

Porque ouvimos porcaria...

Lendo o texto: Por que ouvimos tanta porcaria? Fiquei um pouco assustada pois há colocações de que o povo é burro e muito manipulado. Acredito que o povo não seja burro, mas manipulado sim. Depois de ouvir tantas vezes a mesma música, que muitas vezes não nos acrescenta nada, e vimos que é por isso que é escolhida para ser tocada em rádios,"acabam gostando". Muitos por não conhecer outros ritmos, outros porque é o tipo de vocabulário usado em seu meio social, pois muitos não tem o mínimo de estudos, não viajam , não leem, não há nada diferente, além de seu trabalho e sua vidinha... Muitas músicas que achamos horríveis conta a realidade de muitas pessoas, e talvez por isso elas acabam achando que estão agindo certo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mas...arte para quê?

Olhando um pouco como os professores haviam organizado a disciplina de artes, achei muita coisa interessante e resolvi destacar algumas palavras, frases, para ficarem registradas em meu portifólio:
"A arte e suas funções... imagens que encantam... imagens que provocam reflexões... objetos que chocam... Nem sempre a arte está ligada à beleza e ao prazer!... A sensibilidade para este ou aquele estímulo varia de pessoa para pessoa, de idade para idade, de sociedade para sociedade, de época para época... A arte já estabeleceu conexões com a religião... com o social...com o real...com o irreal...coma ciência... com a história... com a natureza... e com a própria arte. Portanto... a arte é interdisciplinar. Mas... arte para quê? Para refletir, para pensar, questionar(Cândido Portinari - Criança morta)... Para sentir prazer... para inventar uma nova realidade (Salvador Dali)... Para entender o ser humano (Vicente Van Gogh- auto retrato)... Para conhecer o mundo (Arte indiana, arte africana e arte japonesa)...Para compreender e organizar os próprios sentimentos, para vivenciar outras realidades e outros tempos (Jean - Baptiste Debret), para conhecer outros pensamentos e outras formas de ver o mundo(Pablo Picasso). Portanto ...a arte é transformadora. A arte está mais próxima do que você imagina!
"Por ser um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber".
Sabendo de tudo isto, pergunto-me - Por que trabalhamos tão pouco arte com nossos alunos? Devemos mostrar a todos este patrimônio cultural.Quanta coisa há em arte! Deveria haver cursos, seminários relacionados há arte. Ou será que já ofereceram e eu nunca percebi? Por causa da minha ignorância em relação á artes, nunca havia oferecido nada sobre obras de arte aos meus alunos, após fazermos a releitura da obra "As meninas". Resolvi oferecer a eles a primeira oportunidade de fazerem uma releitura. Fizemos sobre Tarsila do Amaral (Os operários). Eles adoraram. Então olhamos um site sobre a Tarsila. E com certeza faremos outras releituras.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Músicos da cidade

Precisava realizar a atividade de música, que era uma entrevista, com algum grupo musical da cidade. Não tinha tempo para procurar alguém que me informasse, onde encontrar um grupo para entrevistar, e ainda encontrar um tempo para entrevistar. Então lembrei-me da internet, pois podemos fazer várias pesquisas através dela. Fui pesquisando no google, digitando vários nomes, até que encontrei duas bandas com telefone, Vã Filosofia e Nostalgia. A Nostalgia tinha um site com várias informações e foto dos componentes. Fiquei muito feliz por conseguir fazer a pesquisa. No dia seguinte telefonei para o número indicado e, me atendeu o vocalista da banda Nostalgia, que agora não é mais este nome passou para Rimake e, vão tocar na Festa das Rosas. Assim consegui fazer o meu trabalho e descobri que na internet também podemos fazer pesquisas de bandas, ou até contratá-los se for preciso sem sair de casa.

Trabalhando com alunos na informática

Faz mais ou menos um mês que estamos sem professora de informática no turno da tarde. Os meus alunos tinham sempre uma aula por semana. Ficaram muito tristes quando a professora de informática disse que iria trabalhar em outro lugar. Nós professores, também sentimos muito. Eles ficaram perguntando quando teríamos aula na informática novamente. Tomei coragem e resolvi pedir para a direção se eu podia usar com meus alunos a sala de informática. Elas disseram que sim. Queria escutar uma história em um site sugerido pela disciplina de literatura, mas não consegui abrir lá na escola. Em casa tinha conseguido abrir, escutei uma história: O casamento da barata. Mas não desisti. A ex-professora de informática havia deixado nos favoritos um site de jogos, muito bons para os pequenos. Então levei meus alunos, do 2º ano, na sala e ficamos fazendo as atividades deste site. Acharam o máximo, ficar na informática só comigo. Eu me senti muito bem, pois se fosse há um ano atrás isto não seria possível, porque não sabia nem ligar um computador. Agradeço a todos que se empenharam para a conquista deste PEAD da UFRGS, pois é através deste curso que estou me alfabetizando em informática.

TEATRO

Adorei fazer as atividades de teatro. Antes de fazer as atividades achei que era desnecessário fazer os exercicios sugeridos pelo professor. Mas fiz, porque o professor havia pedido. Enquanto estávamos realizando as atividades percebi a importância das mesmas, pois trabalha expressão, desinibição, descontração, é realmente uma preparação para a dramatização. No final das atividades os alunos estavam bem descontraídos. Todos gostaram das aula. Queriam fazer novamente, então prometi que iríamos fazer mais vezes. Ficaram muito empolgados. Eu também fiquei feliz, porque é mais uma maneira de trabalhar com nossos alunos, deixando a aula mais alegre e descontraída.
E, como havia prometido, toda semana faríamos uma aula de teatro. Nesta primeira vez, fizemos as atividades preparatórias e fizeram a encenação dos Três Porquinhos, na segunda vez fizemos de novo as atividades preparatórias e cada grupo resolveu encenar uma história. Então fizeram: Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida. Nesta segunda não podemos realizar as atividades. Eles ficaram tristes, pois estavam preparados para fazerem teatro.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

BRINCADEIRAS

Participei do fórum sobre brincadeiras e, percebi como estou relaxando com meus alunos. Não faço mais brincadeiras, preocupo-me, com seus aprendizados de conteúdos e, as brincadeiras ficam para aprofessora de educação física. neste fórum, que ainda está pequeno, pude relembrar algumas brincadeiras que fazia, e sempre foram tão legais. Decidi deixar um tempo para fazer brincadeiras. Gostei muito de uma que trabalha a tabuada. Tenho 2ª série, e estou trabalhando este conteúdo.

História da Cinderela

Achei muito interessante a história que a colega Elci trouxe sobre a Cinderela. É uma história antiga, que poucos livros hoje contam, acredito que seja uma das primeiras histórias da Cinderela, pois não havia fada e sim uma árvore chamada de aveleira, que a ajudava nas transformações. Nesta história as filhas da madrasta cortam partes do pé para poderem calçar o sapatinho de vidro. É algo apavorante.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

OBRA DE ARTE


Observando a obra de Diego Velazquez e, colocando-se no lugar do pintor tivemos que imaginar o que este estava retratando naquele quadro. Cada um teve uma interpretação diferente. A minha foi esta: Imaginei que ele estivesse pintando uma paisagem para Margarida. Pois na sala não havia nenhuma paisagem, só quadros modernos. A Margarida, sua Dama de Honra e seu gato de estimação, aprovaram a grande obra.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

PRIMEIRO BLOG

Este é o meu segundo blog. Já fizemos um no semestre passado. Hoje estava relembrando como fazer um link. Então resolvi fazê-lo do meu outro blog. Visitem-no e deixem recados para mim saber se funcionou.

EVIDÊNCIAS E ARGUMENTOS

Esta é uma síntese sobre evidências e argumentos,do que foi postado no fórum de Seminário Integrador do grupo 6.
EVIDÊNCIAS:* É o que mostra com grande certeza a veracidade de um fato.
*Algo incontestável que não oferece dúvidas.
*Clareza de que o fato é verdadeiro.
*São os aspectos que caracterizam um fato, não oferecendo dúvidas e indicando a veracidade.
ARGUMENTOS:* É um novo olhar dado a evidência que pode ocasionar uma mudança de opinião.
*São os porquês dos fatos.
*Raciocínio com que se chega a determinada conclusão, prova.
*É a maneira que expresso o que penso a respeito de algo.
*Questionamentos que fazemos para esclarecer e comprovar os acontecimentos ocorridos, tendo como objetivos apropriar-se dos porquês dos fatos..

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Neste filme, sugerido pela disciplina de Seminário Integrador III, pude perceber que nem tudo que é evidente, realmente pode ser uma prova. Por isto, devemos nos questionar sempre que temos certezas em relações aos nossos alunos. Certezas de suas aprendizagens ou não, certezas de suas artes, certezas de suas mentiras. Das evidências de que precisam reprovar. Tudo pode ser questionável e, depois de vários argumentos é que devemos ter certezas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

INÍCIO

SEJAM BEM VINDOS!Neste blog irei colocar, as evidências de minhas aprendizagens deste terceiro semestre do Curso de Pedagogia à Distância da UFGRS.