quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE O BLOG/PORTFÓLIO

Neste semestre estamos terminando um curso a distância que nos trouxe muitas vivências, alguns sofrimentos, muitas angustias por ser um curso com o uso intenso de tecnologias, a minha falta de conhecimento da mesma me fez sofrer e ver o quanto estava atrasada. Estes quatro anos e meio trouxeram muitas mudanças para a minha vida pessoal, profissional e estudantil. Conheci e passei a usar muitos recursos tecnológicos, ferramentas que ajudam diariamente, tanto na vida pessoal como na profissional.

O blog/portfólio foi uma das ferramentas exigidas pelo curso, deveríamos postar semanalmente as nossas aprendizagens. No início era muito difícil, escrever, refletir, muitas vezes foi feitas apenas cópias de textos, sem reflexões, pois não estava acostumada a refletir sobre as aprendizagens. Mas o portfólio foi de grande ajuda nos finais de semestres, onde tínhamos que apresentar em uma “banca”, todas as nossas aprendizagens do semestre. Era só olharmos as postagens para lembrarmos de todas as disciplinas que havíamos tido e todas as atividades significativas da mesma. Neste espaço estava todas a nossas vivências com as disciplinas relacionadas a nossa prática docente.

Não foi fácil postar reflexões , mas hoje vejo como um resumo de nosso curso. Se preciso alguma informação de alguma disciplina é só procurar no blog/portfólio, tudo está lá.

A interação dos tutores era sempre muito esperada e importante, pois só assim sabíamos se estávamos no caminho certo, se estávamos nos fazendo entender, caso contrário refazíamos as postagens, construindo assim as nossas aprendizagens.

Com o passar do tempo fui vendo a importância desta ferramenta para as minhas aprendizagens, consegui me organizar e postar sempre no mesmo dia da semana.

Tive muitos momentos de angustias nestes quatro anos e meio, mas sei que não existe crescimento sem obstáculos, hoje ao final deste curso estou muito feliz, pois sei que tive crescimento pessoal e profissional, hoje me sinto mais confiante em relação as tecnologias e a minha prática docente.

Nenhum comentário: