Tenho quatro alunos considerados de inclusão, duas alunas têm laudo e os outros não. Mas apresentam uma grande dificuldade de aprendizagem. Os alunos de inclusão são promovidos. Assim nós temos alunos no 5º ano que não sabem ler e nem escrever. Fico me questionando que tipo de inclusão nós estamos promovendo para estes alunos. Há nas salas de aula 25 a 30 alunos, sem se importar se nesta sala há alunos de inclusão.Com os quais as professoras devem dar um atendimento especial. Muitas professoras, como eu, não conseguem atender adequadamente estes alunos, pois com este número de alunos na salas, não é possível, dar um atendimento individual como cada um merece. Muitos dos alunos que não são de inclusão, precisam de muita ajuda individual. A professora acaba tendo que ajudar individualmente quase que todos. Poucos fazem as atividades com poucas explicações.
Uns dias atrás, percebi que a minha aluna de inclusão, que todos diziam não saber ler nem escrever, e ela própria se dizia não saber ler, percebi que com um pouco de ajuda ela até escreve uma frase com sentido, mas há necessidade de ficar ao lado dando incentivo e mostrando-lhe o som das letras. Já havia encaminhado ela para o reforço, a professora do reforço disse que ela falta muito. Ela não faz empenho para aprender, porque ela já ouviu dizer que tem dificuldades, não aprende. É muito complicado mudar a visão de uma aluna e sua família, que até já se consolou com este diagnóstico. Vou fazer de tudo para ela mudar o seu pensamento e consiga construir algumas frases interessantes.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Silvia!! Penso que um dos teus desafios é justamente promover um outro olhar para a aprendizagem dessa aluna, que tal? Abração
Olá Simone. Fico muito preocupada com estes alunos de inclusão. Não consigo ajkudá-los como deveriam e sei que muitos teriam condições de progredir se tivessem uma ajuda individual. Não entendi que outro olhar você coloca, como seria este outro olhar?
Bjos Silvia
Postar um comentário