quarta-feira, 26 de maio de 2010

INCLUSÃO EM SALA DE AULA

Em minha sala de aula, estou propondo semanalmente o jogo do soletrando, onde estudamos algumas dificuldades ortográficas e em uma aula seguinte fazemos o soletrando. Os alunos acham muito interessante, e ficam muito decepcionados quando erram uma palavra. Todos ficam atentos, escutando a palavra que o colega escolheu para ver se também saberiam responder. Percebo que muitos sabem a ortografia correta. Os alunos de inclusão também participam. Dois deles tem mais facilidade para identificar o som da letra, pois leio bem devagar e faço o som para que possam acertar sem grandes dificuldades, as outras duas precisam de ajuda, uma delas não consegue acertar, mas a outra tem medo de errar e logo pede ajuda, faço com que pense um pouco e algumas vezes já acertou toda a palavra. Sinto que isto é muito bom para a auto estima deles. Estão fazendo e participando das mesmas atividades que os outros colegas de classe. Os colegas já sabem que muitas vezes estes alunos precisam de ajuda e os ajudam com muito respeito. Com os alunos em grupo, já percebi que eles se alternam para ajudar os alunos de inclusão. Há um grupo que fez por semana, cada semana uma ajuda a colega com dificuldades.
Mesmo vendo que os alunos de inclusão estão progredindo, ainda tenho dúvidas se estou certa ou errada em realizar as mesmas atividades com estes alunos de inclusão., porque acho que deveriam ter uma atenção mais especial.
Encontrei em um livro esta citação, que responde um pouco da minha angústia.

“Do ponto de vista semântico, talvez sejam levantadas restrições sobre o uso da palavra inclusão...O novo dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986,p.931) define da seguinte maneira tal termo: “ato ou efeito de incluir (antônimo: exclusão)...Analisando tais definições sobre o prisma semântico fica evidente que todo membro “incluído” está em relação de qualidade com o conjunto que o acolhe... A pergunta que surge, então, é como devem ocorrer as relações entre um membro “incluído”, no caso um aluno com necessidades educacionais especiais, e o conjunto que o acolhe no caso a escola de ensino comum. Neste sentido , estar incluído é aprender como as demais crianças aprendem?...O que as experiências de integração escolar têm nos evidenciado, desde os anos 60, até o período atual, é que em muitas situações propomos a educação inclusiva e temos uma prática de integração. Neste sentido o fato da formalização da educação inclusiva ao longo dos anos 90 não tem garantido, nos sistemas escolares, ações pedagógicas à altura do paradigma inclusivo”(BAPTSTA,Claudio Roberto e outros, 2006,p.74)

Percebo que em nossa escola os alunos de inclusão são apenas integrados, não há professores preparados para atendê-los adequadamente e não há preocupação, por parte da SMED em auxiliar as professoras com alunos de inclusão em suas salas de aula, só em casos muito especiais.
Eu fico muito angustiada com estes alunos. Deveríamos ter uma auxiliar em sala de aula, só assim estaríamos ajudando, tentando incluir este aluno na sociedade, caso contrário sinto que estamos excluindo, pois eles estão sendo promovidos ano após ano sem saber o mínimo necessário, sem ter a ajuda que deveriam, cada vez mais perdidos em uma sala de aula, e os professores sem saber como agir.

3 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia!! Nessa postagem comentas sobre a tua angústia em atender bem os teus alunos de inclusão. Comentas que sente necessidade de propor algo diferente para eles, sem que isso seja caracterizado exclusão. Mas quando colocas " faço o som para que possam acertar", será que já não estás fazendo esse movimento? Abração!!

silviankeller disse...

Sim, quando faço o som das letras para alunos de 4º ano, acertarem a palavra é comn certeza uma grande ajuda, mas é pouco... estes alunos precisam de mais... ajuda individual.Precisam de ajuda em todas as atividades, algo que eu não consigo fazer.
É um problema!!! Fico me questionando do porquê tiraram as classes especiais. O que havia de errado nelas, pois assim estas crianças ganhavam mais ajuda individualizada.Muitas conseguiam um progresso de aprendizagem, hoje são promovidas...

okanbacker disse...

Best Payout Casinos In December 2021 - JTG Hub
The most popular casino sites in December 2021 · 1. Red 경상북도 출장마사지 Dog Casino 상주 출장마사지 · 2. BetVictor 아산 출장안마 · 충청남도 출장마사지 3. Bovada Casino · 4. 진주 출장마사지 LeoVegas Casino · 5. Bovada Casino.