terça-feira, 27 de abril de 2010

Trabalhando com PA


Depois de tantos anos de magistério, é a primeira vez em que deixo os alunos decidirem como e o que iremos estudar. Sinto que os alunos não estão preparados, mas se iniciarmos este processo, logo no 1º ano, deixar eles pensar o que querem realmente estudar, acredito que chegarão no 4º ano bem mais preparados. Vejo nos meus alunos muitas dificuldades, eles não conseguem fazer as coisas sem ser bastante instigados. Demoram muito para decidir o que fazer, que pergunta podem realizar para obter uma resposta que faça sentido. Como é o primeiro PA na vida deles, e também na minha como professora, acho um pouco fraco. Tenho vontade de trazer os textos informativos, trabalhar mais com conteúdos, fazer muitos exercício de fixação, formular questões para as entrevistas, mas fico me segurando e deixo eles pensarem.
Até a questão do trabalho em grupo na sala, é muito difícil. Todos estavam acostumados a trabalhar mais individual em filas, sem se preocupar com o colega. Agora precisam ajudar!!!
Estou aprendendo com este PA a ter paciência, acreditar mais no aluno,

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia!! Muito legal esse teu relato, principalmente quando comentas tuas inquietações e movimentos que fazes para inovar na prática com os teus alunos. Abraços!!