terça-feira, 31 de março de 2009

Identificando Epistemologia



Relendo o que eu escrevi sobre conhecimento e aprendizagem:

"Conhecimento é tudo que vivenciamos, tanto em nossa casa, como na rua, nas escolas. Vivenciamos através dos cinco sentidos. Vamos adquirindo conhecimento desde o nosso nascimento. A cada minuto de nossa vida estamos adquirindo conhecimento. Numa conversa, num filme, numa observação...

A aprendizagem ocorre quando o indivíduo está interessado no assunto, e interage perguntando, pois está interessado. Neste momento deve ter alguém, ou alguma coisa, que lhe dê as respostas certas, para que haja aprendizagem correta. Se ele está interessado, ele buscará mais informações sobre o conteúdo. Não é algo forçado, é prazeroso. E quando existe o prazer de aprender, o que foi dito fica pra sempre. Então houve um aprendizado."

Após leitura do texto: Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do prof. Fernando Becker analisei as respostas dadas anteriormente e notei que há um pouco de Empirismo, de Apriorismo e de Construtivismo. Pois coloquei que “conhecimento é tudo que vivenciamos e adquirimos desde o nosso nascimento”, segundo o texto isto se refere a Empirismo.

Na minha sala de aula há realmente um pouco de cada epstemologia, o aluno deve ficar quieto quando há necessidade de mostrar-lhes um novo conteúdo, podendo opinar, interagir, dentro do assunto sem bagunça. Pois acredito que cada aluno traz consigo uma bagagem de ensinamentos de sua família, de seus amigos. então para alguns pode ser um conteúdo novo, para outros não será uma novidade.

Na resposta de aprendizagem acredito que ficou mais focado o Apriorismo e Construtivismo, pois coloquei que: a aprendizagem ocorre quando o indivíduo está interessado no assunto e que deve ter alguém que dê as respostas certas e ele também irá buscar informações conforme a sua curiosidade, sendo assim um aprendizagem prazerosa.Quanto ao Construtivismo, na resposta podemos notar que ele acontece quando foi dito que o aluno busca informações conforme a sua curiosidade, assim ele estará construindo conhecimento. E quando o aluno constrói, ele realmente aprende. Em minha escola, as professoras adotam um pouco de cada epistemologia. Dando informações, mas deixando o aluno demostrar o que sabe e também deixando-o pesquisar, em casa, na aula de informática e com outros amigos

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia, muito rica essa tua postagem, pois realizas uma reflexão sobre as tuas respostas a partir dos modelos pedagógicos. Ao final da postagem, falas que na tua sala de aula percebes um pouco de cada epistemologia. Lembrando que as propostas dos modelos pedagógicos não são centradas somente no método, mas possuem uma teoria que os embasa, será que é interessante que possamos utilizar todos os métodos aos mesmo tempo? Deixo essa questão para continuarmos refletindo. Abração, Sibicca.