terça-feira, 31 de março de 2009
O Eu e os Outros
A disciplina de Étnicos Raciais na Educação, nos fez refletir sobre a nossa pessoa, nossa identidade de onde nós viemos? Quem somos? Como nos vemos? Como o outro nos vê? É uma questão bastante díficil, mas devemos parar para pensar e tentar descobrir algumas coisas ao nosso respeito. Somos um pouco de cada um de nossa família. Refletindo descobri, que a família de meus pais são bastante unidas, calmos, chorões. Então estas também são minhas qualidades, ou defeitos. Para uns são qualidades, para outros são defeitos. O que os outros pensam de mim? Algumas vezes a gente recebe algumas manifestações, de carinho, de agonia, de raiva, de amizade. Assim ficamos sabendo um pouco o que os outros pensam da gente. Segundo as manifestações que recebemos. Já tive alguns problemas, na adolescência quanto a beleza, tamanho, uso de óculos. Mas agora na vida adulta, me sinto muito bem, do jeito que sou. sou casada tenho filhos,os quais precisam sempre da minha ajuda, de estar vigiando, pois o "lobo mau" está por aí. Acredito que somos sempre importantes e nada acontece por acaso.
Identificando Epistemologia
Relendo o que eu escrevi sobre conhecimento e aprendizagem:
"Conhecimento é tudo que vivenciamos, tanto em nossa casa, como na rua, nas escolas. Vivenciamos através dos cinco sentidos. Vamos adquirindo conhecimento desde o nosso nascimento. A cada minuto de nossa vida estamos adquirindo conhecimento. Numa conversa, num filme, numa observação...
A aprendizagem ocorre quando o indivíduo está interessado no assunto, e interage perguntando, pois está interessado. Neste momento deve ter alguém, ou alguma coisa, que lhe dê as respostas certas, para que haja aprendizagem correta. Se ele está interessado, ele buscará mais informações sobre o conteúdo. Não é algo forçado, é prazeroso. E quando existe o prazer de aprender, o que foi dito fica pra sempre. Então houve um aprendizado."
Após leitura do texto: Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos do prof. Fernando Becker analisei as respostas dadas anteriormente e notei que há um pouco de Empirismo, de Apriorismo e de Construtivismo. Pois coloquei que “conhecimento é tudo que vivenciamos e adquirimos desde o nosso nascimento”, segundo o texto isto se refere a Empirismo.
Na minha sala de aula há realmente um pouco de cada epstemologia, o aluno deve ficar quieto quando há necessidade de mostrar-lhes um novo conteúdo, podendo opinar, interagir, dentro do assunto sem bagunça. Pois acredito que cada aluno traz consigo uma bagagem de ensinamentos de sua família, de seus amigos. então para alguns pode ser um conteúdo novo, para outros não será uma novidade.
Na resposta de aprendizagem acredito que ficou mais focado o Apriorismo e Construtivismo, pois coloquei que: a aprendizagem ocorre quando o indivíduo está interessado no assunto e que deve ter alguém que dê as respostas certas e ele também irá buscar informações conforme a sua curiosidade, sendo assim um aprendizagem prazerosa.Quanto ao Construtivismo, na resposta podemos notar que ele acontece quando foi dito que o aluno busca informações conforme a sua curiosidade, assim ele estará construindo conhecimento. E quando o aluno constrói, ele realmente aprende. Em minha escola, as professoras adotam um pouco de cada epistemologia. Dando informações, mas deixando o aluno demostrar o que sabe e também deixando-o pesquisar, em casa, na aula de informática e com outros amigosProjetos de Aprendizagens
Como é importante a organização de uma maneira que todos entendam!Devemos sempre nos policiar sobre este assunto!
terça-feira, 24 de março de 2009
Inclusão Escolar
Projetos de Aprendizagem
quinta-feira, 19 de março de 2009
CONQUISTAS DO SEMESTRE PASSADO(2008) E EXPECTATIVAS PARA 2009
Espero que 2009 nos traga novas aprendizagens significativas para a nossa vida profisssional, que eu possa superar todas as dificuldades que aparecerem, ter sempre as atividades em dia com qualidade e que tenha sempre ajuda nas horas difíceis.