quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Aprendizagem na Vida Adulta


Perante a lei uma pessoa é adulta quando atinge sua maioridade, isto é, aos 18 anos torna-se responsável pelos seus atos. Isto não quer dizer que esteja plenamente desenvolvido, emocionalmente e intelectualmente.
Segundo Maturana " A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontâneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progresssivamente mais congruente com o do outro".(Maturana,2001.p.29)
A aprendizagem , seja da criança, do adolescente, ou do adulto, é um processo que se dá no interior de cada indivíduo. A idade nada tem a ver. Para que haja aprendizagem deve haver convivência, um com o outro, isto independe se é criança adolescente ou adulto. Somos o resultado de nossas permanentes transformações e trocas.
O educador precisa se conscientizar e respeitar as diferentes verdades existentes no seu aluno. Tentando compreender as dificuldades a fim de suprir suas necessidades a qual deseja saber. Dando oportunidade de busca, de descobertas e o desejo pelo qual o jovem e o adulto possam interagir em seus interesses e conseqüentemente chegar a aprendizagem. O professor precisa ser eficiente, devendo demonstrar a importância de cada assunto trabalhado, deve transmitir o entusiasmo pelo aprendizado, mostrar que aquele conhecimento fará diferença na vida do aluno. O professor deve se colocar no lugar do aluno, para entender o raciocínio do mesmo, nem sempre é fácil, pois muitas vezes os professores são egocêntricos, não entendem diferentes pontos de vistas.
O adulto quando vai a uma escola, ele vai porque tem necessidade. Ele traz uma bagagem de conhecimentos e são através deles, que o professor poderá trabalhar a forma mais adequada de ensino aprendizagem. O adulto quer aprender aquilo que lhe interessar para fazer uso na sociedade. O aprendizado adulto é um processo participatório contínuo, que se inicia com um indivíduo e uma experiência.
É importante que o educador esteja bem motivado para despertar no educando o desejo de aprender, seja ele, criança, adolescente ou adulto, para que consiga avançar seu nível de aprendizagem. É preciso acreditar nas potencialidades de cada aluno, pois em uma sala de aula acontece as transferências, para o aluno o professor detém o saber, ele acredita, sente, e pode haver um grande crescimento, ou atraso conforme as motivações que lhes são passadas.

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