Maturana é um autor que estou lendo pela primeira vez. A sua teoria tem diferenças da teoria de Erikson. O autor Erikson estuda as fases do ser humano, dando detalhes de cada uma. Diz que devemos passar bem todas as fases para não termos problemas na seguinte. O autor Maturana prega: "Amar e conhecer. Sustenta que a linguagem se fundamenta nas emoções e é a base para a convivência humana". Isso me lembrou as Teorias Cristãs: "Devo amar ao próximo como a mim mesmo".
Devemos aceitar o outro com suas diferenças e igualdades. O que guia o fluxo do viver individual são as emoções, somos responsáveis por tudo o que fazemos, não há destino. Nós devemos construir a nossa caminhada, somo autônomos e auto-produtores. Maturana nos coloca que há redes de relação que se dão pelo medo ou pelo afeto, tudo depende do linguajar e do emocionar. Cada vez que vamos falar com alguém devemos cuidar com o nosso linguajar. Ele diz:" o emocionar define a ação e também há transforma". Por isso nós como pessoas adultas, rodeadas de crianças, amigos, colegas, familiares, devemos pensar que rede queremos construir: do medo ou do afeto? Se conseguirmos construir com todos que nos rodeiam, uma rede de afeto, com certeza nossos objetivos serão mais rápidos alcançados. Maturana e Francisco Varela afirmam a importância de nossos atos no mundo e na construção do mundo.
Por causa das emoções os efeitos de uma experiência vivida não são previsíveis. Maturana diz:"(...) a realidade que vivemos depende do caminho explicativo que adotamos, e este depende do domínio emocional no qual nos encontramos no momento da explicação".Nossa vida é feita de emoções, nossa caminhada depende do que já passamos e do que queremos passar. Devemos cuidar de nossos, alunos, amigos, de todos que estão presentes em nossas vidas com grandes emoções, devemos cuidar de nosso linguajar, para que o emicionar seja sempre positivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário