segunda-feira, 11 de agosto de 2008

INICIANDO AS ATIVIDADES DO QUINTO SEMESTRE



1) QUE APRENDIZAGENS SE CONSOLIDARAM AO PREPARAR A SÍNTESE-REFLEXÃO?
Para preparar a síntese-reflexão, precisei rever tudo o que havíamos estudado em Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Seminário Integrador IV. Selecionar o que havia trabalhado com meus alunos para em 10 minutos poder mostrar às colegas o meu aprendizado. Notei que muita coisa eu já sabia,(classificação, seriação, números e e operações,etc.), mas não sabia da importância que era para os alunos, os conteúdos como espaço e tempo, os quais foram trabalhados em todas as disciplinas.Como é fácil e importante para os alunos algumas atividades que pareciam "bobas", como: cartaz do tempo, rotina, medições, desenhos por onde passam, sua localização em sala). Vi também que alguns conceitos (estimativa, frações. etc.), eu não consegui trabalhar com os alunos, e alguns como a atividade de sombra ficou um pouco fraco, porque estava com problemas e precisei me exonerar, pois isso não foi possível me aprofundar em alguns conceitos. No meu Plano Individual, percebi que foi muito importante tudo o que havia colocado como uma meta de aprendizagem, ( links, fotos, MSN, slides, ler Pedagogia da Autonomia)tudo foi para melhorar a autonomia em tecnologia. Pois, para fazer os slides de apresentação, já foi possível fazer melhor do que o último e com o mínimo de ajuda.

2)QUE APRENDIZAGENS SE CONSOLIDARAM NO PREPARO E RALIZAÇÃO DO WORKSHOP?

Para a apresentação dos slides tive que calcular o tempo e, tentar passar para o grupo somente coisas importantes, cada tópico sendo bem explicado para poder fazer-me entender, sem ultrapassar ou falar muito rápido. Precisei vencer a ansiedade e o nervosismo. É uma grande satisfação poder mostrar slides que eu fiz com trabalhos de meus alunos, e assim mostrar às colegas meu crescimento em tecnologias.

Nenhum comentário: