Com os desenhos sugeridos pelo professor e adequados à nossa realidade de alunos, pude observar que mesmo com os pequenos, 2º ano, já há um esteriótipo de desenhos. Talvez os pais, a televisão,o primeiro ano escolar, em algum lugar eles já haviam visto coração, árvore, etc., Pois foram desenhos que não precisaram pensar, alguém disse que era daquele jeito e, assim eles fizeram sem ao menos se questionar se estava certo. Como são pequenos, podemos dar um desconto. Mas e nós adultos, que muitas vezes também fazemos coisas simplesmente repetidas, sem questionamentos... É algo que me fez pensar. Somos professores, com este tipo de atividade temos oportunidade de questionar nossos alunos do porquê dos desenhos iguais. Devemos desafiá-los sobre as representações, situações, acontecimentos que tem em nosso país, problematizar o óbvio e melhorar a visão de cada aluno sobre os acontecimentos. Temos em nossas mãos a oportunidade de obter um outro olhar sobre uma cultura pré-estabelecida e dita como certa, nossa intervenção perante nossos alunos é importante para uma prática pedagógica crítica.
sábado, 26 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário