Sempre soube que o aluno deveria primeiro fazer a construção da idéia de número, para depois passar a entender, quantidades relacionadas aos números. Achei muito interessante todas as atividades relacionadas a seriação (as diferenças) e classificação(as semelhanças). Muitas atividades eu já fazia, mas sem saber da grande importância delas para o início do aprendizado dos alunos, são experiências lógico-matemáticas.
(Essa experiência lógico matemática dá-se a partir da coordenação geral das ações de juntar coisas, ordená-las, seriá-las, etc.É uma experiência das ações do sujeito e não de objetos em si mesmos. É uma experiência que se faz necessária antes que possa haver operações. Uma vez que as operações sejam atingidas, ela torna-se desnecessária e a coordenação das ações podem ocorrer por si mesma, sob a forma de dedução e construção de estruturas abstratas. Parágrafo tirado do polígrafo: Aprendizagem e Desenvolvimento: experiências Físicas e Lógico-matemáticas - Daniela Stevanin Hoffmann)
domingo, 6 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário