Estou realizando com meus alunos um Projeto de Aprendizagem, onde eles escolheram o tema animais para estudar.
Nas ações eles sugeriram: fazer entrevistas, visitar um veterinário, um pet shop e um zoológico. Estou tentando realizar todas estas ações.
Esta semana conseguimos realizar duas destas visitas. O veterinário veio até a nossa escola. Falou sobre animais domésticos de companhia e muitas coisas que ele falou eu mesma não sabia. Os alunos ficaram escutando com atenção, pois é o assunto que estão interessados e eles estão pesquisando. Como é diferente de quando o professor decide trazer alguém para falar determinado assunto, muitas vezes os alunos não se interessam! Neste caso eles decidiram o assunto, eles pediram o veterinário, então o interessem foi bem maior.
Fomos a um pet shop. Ficaram encantados com os animais, acharam que era para doação. Observamos como é feito o banho dos cachorros. Ali houve um grande aprendizado, assim podem dar banho nos seus cachorros em casa.
Com estas vivências os alunos aprendem mais. Melhor do que ficar alguém somente falando, principalmente se for a professora, uma pessoa que eles vêem todos os dias, muitas vezes nem escutam!
São coisas que levam para o resto de suas vidas.
Já sou professora há anos e várias vezes trabalhei animais com meus alunos, mas nunca havia pedido a um veterinário para conversar com os alunos, nunca havia visitado um pet shop. Com um projeto onde os alunos podem opinar o que querem aprender e como gostariam de aprender este assunto, podemos perceber quanta contribuição eles podem trazer para as nossas aulas, coisas de seus interesses.
Mas um PA onde cada aluno escolhe o que gostaria de aprender, não é nada fácil e ainda não temos professores e escolas adequadas para isto. Por isso o meu PA foi uma escolha da maioria. Este é o começo. Talvez daqui uns anos possamos deixar que cada aluno escolha o quer aprender e tenhamos condições de ajudá-lo.