segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estádios de Desenvolvimento






Para aplicação da teoria de Piaget ao ensino não é suficiente termos em conta os nomes dos estádios do desenvolvimento e as idades médias em que ocorrem e as suas principais características. Mesmo que para Piaget, as idades de ocorrência dos estádios são extremamente variáveis de um sujeito ao outro. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e dos estímulos recebidos do meio ambiente em que ele estiver inserido Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana, são eles: Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal, assim caracterizados:

SENSÓRIO - MOTOR (0 a 2 ANOS)
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Exemplos:
O bebê pega o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.

PRÉ- OPERATÓRIO (2 a 7 ANOS)

Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica . Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).
A criança deste estágio:
• É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
• Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
• Já pode agir por simulação, "como se".
• Possui percepção global sem discriminar detalhes.
• Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.
Exemplos:
Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

OPERATÓRIO -CONCRETO (7 a 11 ANOS)

A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
Exemplos:
despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

OPERATÓRIO FORMAL (12 ANOS EM DIANTE)

A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.
Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todoas as classes de problemas.
Exemplos:
Se lhe pedem para analisar um provérbio como "de grão em grão, a galinha enche o papo", a criança trabalha com a lógica da idéia (metáfora) e não com a imagem de uma galinha comendo grãos.

Após a leitura dos Estádios de Desenvolvimento segundo Piaget, pude analisar a minha turma de 3º ano, constatei que tenho uma aluna que está no estágio Pré operatório, pois ainda é muito egocêntrica, quer atenção toda para si e em casa é muito mimada, talvez por isso ela não conseguiu evoluir. Os outros alunos já estão em transição para o Operatório Concreto, pois já são mais independentes, fazendo suas relações usando a lógica. Hoje contamos na sala 13 pares de alunos, como estava faltando um, perguntei quantos pares ficaria se ele estivesse na sala. Uma aluna pensou e conseguiu responder rapidamente que ficaria o mesmo, por que só faltava mais um, se a professorsa entrasse junto teria mais um par. Alguns já conseguem fazer estas relações sem material concreto, mas a maioria ainda não.

Pesquisa feita em:

Texto: Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento – Marques Tânia Beatriz Iwaszko

Site: http://penta.ufrgs.br/~marcia/estagio.htm


Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia, legal essa tua postagem, pois, além de trazeres aspectos teóricos fazes uma leitura das formas de aprendizagem observadas na tua turma a partir das características dos estádios propostos por Piaget. Abração, Sibicca