Li o polígrafo sugerido pela professora Zita da interdisciplina de Estudos Sociais. É ótimo! Tem várias sugestões de atividades, para as séries iniciais. Todas as séries foram contempladas com sugestões. Algumas atividades que eu já fazia com meus alunos, mas não via o sentido. No polígrafo está tudo explicado. Algo bem simples a rotina do dia. Não gostava desta atividade, pois não via sentido. Agora entendo que é para o aluno se localizar no tempo. Estou fazendo todos os dias. É muito interessante, pois a maioria consegue dizer se estamos no início, no meio ou no final da aula. Vamos sublinhando as atividades que já fizemos, quando eu esqueço eles mesmo pedem para sublinhar. Já fizemos o desenho da sala, um caminho de coordenadas após a História dos Três Ursos. O Caminho era para chegar na casinha dos Ursos, usando várias coordenadas. Fizemos a posição dos objetos, os dias da semana de três em três.
Notei que muito alunos tem dificuldades em realizar certas atividades. Preciso trabalhar mais noções de tempo e espaço, com a maioria, no polígrafo diz:
" a noção de tempo é a mais abstrata e de difícil compreensão para a criança; após passar pelo estágio sensório motor e plo tempo intuitivo, a criança só atinge a noção operatória de tempo por volta dos 9 ou 10 anos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário