sábado, 29 de março de 2008

Reflexão avaliativa das aprendizagens

1) Originadas a partir da elaboração do documento Portfólio de Aprendizagens:
No semestre passado fizemos várias atividades práticas. Podendo compartilhar com nossos alunos as nossas aprendizagens.Durante a construção do Portfólio percebi o quanto havia crescido, também em relação ao uso do computador. Quanta coisa que era muito difícil, hoje são mais fáceis (copiar, colar, e-mails, postar no blog, scaniar, etc.)
Algumas disciplinas nos fizeram pensar em nossas vidas (História - Linha do Tempo), nossa trajetória como profissionais (Alfabetização - Artes - Ludicidade - Música - Literatura e Teatro).Em cada disciplina eu pude repensar minha prática. E também me gerenciar para colocar em prática os ensinamentos, então para a elaboração do portfólio precisei colocar em prática o que havíamos aprendido. Isto foi muito interessante pois, atividades como releitura eu nunca havia feito. Teatro, Contação de Histórias, Música, Ludicidade, eatava começando a deixar de lado, foi muito bom para dar uma acordada.
Este ano já iniciei fazendo mais jogos e mais músicas em sala.

2)Originadas a partir da preparação/ realização das apresentação oral.
Fiz a apresentação do meu trabalho em slaides, como a maioria. Durante esta preparação pude comprovar meus aprendizados, pois os preparei com pouca ajuda, o que me deixa muito feliz. Havíamos feito no primeiro semestre alguns slaides, precisei lembrar de cada passo para conseguir realizar esta apresentação, a qual a meu ver ficou muito boa, fiquei satisfeita e orgulhosa com o final do trabalho.
Para a apresentação oral havia feito vários ensaios, para controlar o tempo e tentar colocar para o grupo de uma maneira clara, tudo o que havia aprendido e posto em prática após mostrar os tópicos dos slaides. Fiquei um pouco nervosa, o que é normal, mas consegui passar tudo o que havia planejado.


Um comentário:

Maria del Carmen disse...

Silvia, na sua reflexão nos fala sobre suas aprendizagens ao longo do semestre. Seria interessante nos falar sobre as suas aprendizagens construídas no decorrer da elaboração da sintese.
Abraços
Maria del Carmen