terça-feira, 27 de novembro de 2007

Prática de Contação de Histórias

Após a aula presencial de Contação de Histórias, a professora Janete, ficou empolgada e convidou-me para asssistir a história apresentada pelo grupo dela na aula presencial, aceitei e disse que meus alunos estão adorando teatro e fariam uma singela apresentação para os alunos dela que são do 1º ano. Os meus são do 2º ano. Assim aconteceu, meus alunos apresentaram duas histórias. A Bela Adormecida e Cachinhos de Ouro. Estavam um pouco emcabulados, mas ficou legal. A professora Janete contou aos meus alunos a história dos Seis Pescadores Bobocas, eles ficaram encantados. Até animou-me a pensar em planejar outras histórias para serem contadas, de uma maneira simples.

Aula presencial Literatura

Como foi interessante a Contação de Histórias na aula presencial, pena que não conseguimos observar todos os grupos. As histórias dos primeiros cinco grupos estavam muito boas, excelentes. Como a professora mesmo disse, parecia que não iria dar certo. Estávamos na mesma expectativa. Mas para a nossa surpresa tudo ficou lindo e acessível para contarmos aos nossos alunos

As interdisciplinas mexeram comigo.....

Com as interdisciplinas de Música, Ludicidade, Contação de histórias e Teatro, dei-me conta de que estou muito parada com o s meus alunos. Não brinco, não canto, não há apresentações, as histórias são mal contadas, digo lidas. Pretendo mudar, já comecei a mudar. Após, fazer as atividades de teatro, para o trabalho do webfólio, meus alunos adoraram, então prometi que iríamos todas as semanas, e está acontecendo, eles ficam fascinados. Quanto a Ludicidade e música, estou começando a dar mais valor a estas atividades, as quais eu já fazia muito em outras turmas, mas notei que estava parada, não sei se cansei, ou pelo fato de termos alguns anos atrás um cronograma a ser cumprido nas primeiras séries, não deixando muito espaço para outras atividades a não ser as planejadas, por alguém....

Sonhos....sonhos

Sonhos, que coisa boa podermos sonhar! Notei no fórum dos sonhos que muitas tem muitos sonhos, outras nem tanto, talvez já cansaram de sonhar. Eu particularmente não tenho muitos, o mais forte é me formar em Pedagogia, mas muitas vezes dá um desânimo, parece que não conseguirei chegar no fim, fico muito triste. Eu mesma tento me animar. Esses dias escutei uma frase que achei muito forte, por isso repito sempre para mim: "Quem desiste não existe" E assim vamos andando. Fiquei curiosa com tantos sonhos e resolvi pedir para meus alunos do 2º ano escreverem quais eram os sonhos deles. Descobri que muitos tem sonhos pequenos outros tem sonhos grandes, e alguns não sabiam ainda o que escrever, talvez nunca tinham pensado num futuro, e acabaram copiando o sonho do colega.Foi interessante porque alguns disseram que queriam morar em outra cidade, formar-se, ter uma profissão, ter família. Uma até colocou que queria casar-se com um crente e ser cantora de Deus, acredito que aí tem muita influência da família, na qual deve casar-se com alguém de sua religião.

Porque ouvimos porcaria...

Lendo o texto: Por que ouvimos tanta porcaria? Fiquei um pouco assustada pois há colocações de que o povo é burro e muito manipulado. Acredito que o povo não seja burro, mas manipulado sim. Depois de ouvir tantas vezes a mesma música, que muitas vezes não nos acrescenta nada, e vimos que é por isso que é escolhida para ser tocada em rádios,"acabam gostando". Muitos por não conhecer outros ritmos, outros porque é o tipo de vocabulário usado em seu meio social, pois muitos não tem o mínimo de estudos, não viajam , não leem, não há nada diferente, além de seu trabalho e sua vidinha... Muitas músicas que achamos horríveis conta a realidade de muitas pessoas, e talvez por isso elas acabam achando que estão agindo certo.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mas...arte para quê?

Olhando um pouco como os professores haviam organizado a disciplina de artes, achei muita coisa interessante e resolvi destacar algumas palavras, frases, para ficarem registradas em meu portifólio:
"A arte e suas funções... imagens que encantam... imagens que provocam reflexões... objetos que chocam... Nem sempre a arte está ligada à beleza e ao prazer!... A sensibilidade para este ou aquele estímulo varia de pessoa para pessoa, de idade para idade, de sociedade para sociedade, de época para época... A arte já estabeleceu conexões com a religião... com o social...com o real...com o irreal...coma ciência... com a história... com a natureza... e com a própria arte. Portanto... a arte é interdisciplinar. Mas... arte para quê? Para refletir, para pensar, questionar(Cândido Portinari - Criança morta)... Para sentir prazer... para inventar uma nova realidade (Salvador Dali)... Para entender o ser humano (Vicente Van Gogh- auto retrato)... Para conhecer o mundo (Arte indiana, arte africana e arte japonesa)...Para compreender e organizar os próprios sentimentos, para vivenciar outras realidades e outros tempos (Jean - Baptiste Debret), para conhecer outros pensamentos e outras formas de ver o mundo(Pablo Picasso). Portanto ...a arte é transformadora. A arte está mais próxima do que você imagina!
"Por ser um conhecimento construído pelo homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito ao acesso a esse saber".
Sabendo de tudo isto, pergunto-me - Por que trabalhamos tão pouco arte com nossos alunos? Devemos mostrar a todos este patrimônio cultural.Quanta coisa há em arte! Deveria haver cursos, seminários relacionados há arte. Ou será que já ofereceram e eu nunca percebi? Por causa da minha ignorância em relação á artes, nunca havia oferecido nada sobre obras de arte aos meus alunos, após fazermos a releitura da obra "As meninas". Resolvi oferecer a eles a primeira oportunidade de fazerem uma releitura. Fizemos sobre Tarsila do Amaral (Os operários). Eles adoraram. Então olhamos um site sobre a Tarsila. E com certeza faremos outras releituras.