sexta-feira, 4 de junho de 2010

Teatro Escolar



Esta semana meus alunos apresentaram para a turma um pequeno teatro que estavam ensaiando. Pedi que cada grupo fizesse um teatro onde aparecessem animais. Ensaiaram um pouco em dois dias seguidos. Propus que apresentação numa próxima aula, ficaram um pouco apavorados. Mas durante a apresentação estavam tranquilos, dei o microfone, pois muitas vezes falavam muito baixo. Fiquei surpresa com as apresentações, porque em pouco tempo, cada grupo criou algo diferente, atendendo o pedido de que deveria falar em animais. Fizeram um pouco de cenário, um pouco de consultas sobre alguns animais que iriam apresentar e trouxeram até figurino! Fiquei refletindo sobre o trabalho em grupo, como fica mais rica a aprendizagem!! Cada um vai dando as suas contribuições e no final sai coisas muito interessantes! Percebi que com esta atividade de teatro o aluno pode expressar o que aprendeu, o que realmente assimilou, sem sentir pressão de estudar. Sugeri esta atividade apostando na criatividade de cada um, nas capacidades que cada criança tem e na pequena experiência de vida que eles têm. Adquiridas com leituras de livros, jornais, programas de TV, aulas na escola e em projetos de dança, capoeira e música, que muitos já participaram ou ainda participam e com o convívio familiar. Uma apresentação deixa o aluno mais livre para inventar o aluno pode mostrar toda a sua expressividade e para isso envolve todos os níveis, o intelectual, o físico e o intuitivo. A atividade fica prazerosa. Cada um pode mostrar o que aprendeu, junto com o seu talento. As apresentações são mais um recurso que nós professores temos, para trabalhar com o aluno, ali ele pode mostrar o que aprendeu em termos de conteúdo, pode mostrar seu lado dramático, humorístico,sua criatividade. A encenação promove uma liberação emocional e o autoconhecimento, fazendo relações entre seu mundo real e o imaginário. É uma maneira concreta de vivenciar situações e refletir sobre as mesmas. Cada professor deve observar o seu grupo de alunos, se ainda forem muito pequenos, deve começar aos poucos, com algumas atividades dramáticas, expressões faciais, expressões orais, para que todos acostumem com o público, sem ser uma atividade extensa, percebendo que é fácil realizá-la. Assim introduzindo vagarosamente atividades mais longas, até chegar em uma encenação. Meus alunos, usaram microfone, sentiram-se seguros, foram criativos. Improvisaram para ficar um pouco mais em cena. Não estavam inibidos, mas orgulhosos porque fariam uma apresentação, onde eles criaram seus personagens, um pequeno cenário. Isto fez eles ficarem mais confiantes. Filmei todas as apresentações, agora só falta colocar no pbworks da turma, onde cada um poderá ver como ficou a sua apresentação e mostrar a sua família. Acredito que ficarão orgulhosos e pedirão para fazer mais vezes.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Silvia!! Como colocaste na postagem, o trabalho em grupo possibilita aos alunos trocarem idéias, negociar vontades e construirem aprendizagens coletivamente. Abração!!