terça-feira, 23 de março de 2010
Tecnologia na Educação
Achei este vídeo no youtube. Ele tem tudo a ver com o nosso estágio, vendo ele nos dá mais coragem de trabalhar com tecnologias com nossos alunos. Aproveitei também para aprender como colocar vídeo aqui no portfólio.
segunda-feira, 22 de março de 2010
TURMA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Como só tinha nove computadores funcionando, tivemos que colocar três ou quatro alunos por computador. Precisamos explicar quase individualmente como realizar o copiar, colar. Eles apresentaram muitas dificuldades, primeiro porque não sabiam em qual botão do mouse clicar, dizíamos direito e esquerdo, mas também tinham dificuldades em saber qual era o direito e qual era o esquerdo.
Precisei ir na semana seguinte e fazer a mesma atividade, para que todos conseguissem entender o processo, copiar, colar e digitar.
Pedi aos alunos que para a próxima aula fizessem uma marca nas mãos para saberem identificar com rapidez, direita e esquerda. Pedi também ao professor que fizesse uma folha de Xerox contendo o teclado, para que todos possam estudar em casa o lugar das letras, para que a digitação aconteça mais rápido.
Estou ansiosa pela próxima aula para ver se já conseguiram superar estas dificuldades.
Agora falta pouco...
Estamos no final do nosso curso de Pedagogia a Distância, algo muito esperado por todos! Neste penúltimo semestre temos o nosso tão esperado estágio. A ansiedade é grande! Será que dará certo?
Este ano fiquei com o 4º ano, para facilitar o uso de tecnologias, internet, pbword, pesquisas, digitações... Mas ao iniciar o ano percebi que os alunos do 4º ano ainda tem muitas dificuldades – em produção de textos, compreensão de textos, raciocínio lógico... E nas turmas da minha escola há muitos alunos com deficiência de aprendizagem. Na minha turma há 4 alunos considerados de inclusão por aprendizagem e 10 alunos considerados defasados. Há alunos muito bons e muitos alunos fracos que precisam de muita ajuda para realizar as atividades propostas. É um grande desafio, trabalhar um estágio usando muuuito as tecnologias.
Durante todo o nosso curso usamos tecnologias, com grandes aprendizagens e experiências valiosas. Eu que apenas digitava algumas palavras, cresci muito, aprendi muitas coisas, ainda há muito o que aprender. Mas agradeço o empenho de todos, colegas, tutores e professores, que tiveram a paciência de explicar várias vezes, para eu realizar as atividades com sucesso.
Agora, chegou o momento de passar estes ensinamentos adiante, no estágio, com meus alunos de 4º ano, que são como eu era no início do curso, conhecendo muito pouco de tecnologias.
Espero continuar com grande apoio de todos! E prometo empenhar-me muito para que meus alunos este ano conheçam e usem muito tecnologias.