terça-feira, 30 de outubro de 2007

Músicos da cidade

Precisava realizar a atividade de música, que era uma entrevista, com algum grupo musical da cidade. Não tinha tempo para procurar alguém que me informasse, onde encontrar um grupo para entrevistar, e ainda encontrar um tempo para entrevistar. Então lembrei-me da internet, pois podemos fazer várias pesquisas através dela. Fui pesquisando no google, digitando vários nomes, até que encontrei duas bandas com telefone, Vã Filosofia e Nostalgia. A Nostalgia tinha um site com várias informações e foto dos componentes. Fiquei muito feliz por conseguir fazer a pesquisa. No dia seguinte telefonei para o número indicado e, me atendeu o vocalista da banda Nostalgia, que agora não é mais este nome passou para Rimake e, vão tocar na Festa das Rosas. Assim consegui fazer o meu trabalho e descobri que na internet também podemos fazer pesquisas de bandas, ou até contratá-los se for preciso sem sair de casa.

Trabalhando com alunos na informática

Faz mais ou menos um mês que estamos sem professora de informática no turno da tarde. Os meus alunos tinham sempre uma aula por semana. Ficaram muito tristes quando a professora de informática disse que iria trabalhar em outro lugar. Nós professores, também sentimos muito. Eles ficaram perguntando quando teríamos aula na informática novamente. Tomei coragem e resolvi pedir para a direção se eu podia usar com meus alunos a sala de informática. Elas disseram que sim. Queria escutar uma história em um site sugerido pela disciplina de literatura, mas não consegui abrir lá na escola. Em casa tinha conseguido abrir, escutei uma história: O casamento da barata. Mas não desisti. A ex-professora de informática havia deixado nos favoritos um site de jogos, muito bons para os pequenos. Então levei meus alunos, do 2º ano, na sala e ficamos fazendo as atividades deste site. Acharam o máximo, ficar na informática só comigo. Eu me senti muito bem, pois se fosse há um ano atrás isto não seria possível, porque não sabia nem ligar um computador. Agradeço a todos que se empenharam para a conquista deste PEAD da UFRGS, pois é através deste curso que estou me alfabetizando em informática.

TEATRO

Adorei fazer as atividades de teatro. Antes de fazer as atividades achei que era desnecessário fazer os exercicios sugeridos pelo professor. Mas fiz, porque o professor havia pedido. Enquanto estávamos realizando as atividades percebi a importância das mesmas, pois trabalha expressão, desinibição, descontração, é realmente uma preparação para a dramatização. No final das atividades os alunos estavam bem descontraídos. Todos gostaram das aula. Queriam fazer novamente, então prometi que iríamos fazer mais vezes. Ficaram muito empolgados. Eu também fiquei feliz, porque é mais uma maneira de trabalhar com nossos alunos, deixando a aula mais alegre e descontraída.
E, como havia prometido, toda semana faríamos uma aula de teatro. Nesta primeira vez, fizemos as atividades preparatórias e fizeram a encenação dos Três Porquinhos, na segunda vez fizemos de novo as atividades preparatórias e cada grupo resolveu encenar uma história. Então fizeram: Chapeuzinho Vermelho e a Bela Adormecida. Nesta segunda não podemos realizar as atividades. Eles ficaram tristes, pois estavam preparados para fazerem teatro.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

BRINCADEIRAS

Participei do fórum sobre brincadeiras e, percebi como estou relaxando com meus alunos. Não faço mais brincadeiras, preocupo-me, com seus aprendizados de conteúdos e, as brincadeiras ficam para aprofessora de educação física. neste fórum, que ainda está pequeno, pude relembrar algumas brincadeiras que fazia, e sempre foram tão legais. Decidi deixar um tempo para fazer brincadeiras. Gostei muito de uma que trabalha a tabuada. Tenho 2ª série, e estou trabalhando este conteúdo.

História da Cinderela

Achei muito interessante a história que a colega Elci trouxe sobre a Cinderela. É uma história antiga, que poucos livros hoje contam, acredito que seja uma das primeiras histórias da Cinderela, pois não havia fada e sim uma árvore chamada de aveleira, que a ajudava nas transformações. Nesta história as filhas da madrasta cortam partes do pé para poderem calçar o sapatinho de vidro. É algo apavorante.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

OBRA DE ARTE


Observando a obra de Diego Velazquez e, colocando-se no lugar do pintor tivemos que imaginar o que este estava retratando naquele quadro. Cada um teve uma interpretação diferente. A minha foi esta: Imaginei que ele estivesse pintando uma paisagem para Margarida. Pois na sala não havia nenhuma paisagem, só quadros modernos. A Margarida, sua Dama de Honra e seu gato de estimação, aprovaram a grande obra.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

PRIMEIRO BLOG

Este é o meu segundo blog. Já fizemos um no semestre passado. Hoje estava relembrando como fazer um link. Então resolvi fazê-lo do meu outro blog. Visitem-no e deixem recados para mim saber se funcionou.

EVIDÊNCIAS E ARGUMENTOS

Esta é uma síntese sobre evidências e argumentos,do que foi postado no fórum de Seminário Integrador do grupo 6.
EVIDÊNCIAS:* É o que mostra com grande certeza a veracidade de um fato.
*Algo incontestável que não oferece dúvidas.
*Clareza de que o fato é verdadeiro.
*São os aspectos que caracterizam um fato, não oferecendo dúvidas e indicando a veracidade.
ARGUMENTOS:* É um novo olhar dado a evidência que pode ocasionar uma mudança de opinião.
*São os porquês dos fatos.
*Raciocínio com que se chega a determinada conclusão, prova.
*É a maneira que expresso o que penso a respeito de algo.
*Questionamentos que fazemos para esclarecer e comprovar os acontecimentos ocorridos, tendo como objetivos apropriar-se dos porquês dos fatos..

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Neste filme, sugerido pela disciplina de Seminário Integrador III, pude perceber que nem tudo que é evidente, realmente pode ser uma prova. Por isto, devemos nos questionar sempre que temos certezas em relações aos nossos alunos. Certezas de suas aprendizagens ou não, certezas de suas artes, certezas de suas mentiras. Das evidências de que precisam reprovar. Tudo pode ser questionável e, depois de vários argumentos é que devemos ter certezas.